H&M registra alta de 24,5% no lucro líquido no 3ºT fiscal

A varejista sueca Hennes & Mauritz (H&M) divulgou nesta quinta-feira (3) que obteve resultados financeiros acima do esperado pelo mercado no terceiro trimestre fiscal.

No período encerrado em 31 de agosto, a H&M obteve um lucro líquido de 3,86 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ 1,59 bilhões). Os analistas previam um montante de, no máximo, 3,76 bilhões de coroas suecas.

No terceiro trimestre do ano fiscal anterior, o resultado foi de 3,1 bilhões de coroas suecas, aproximadamente R$ 1,28 bilhões. Portanto, o valor obtido no último trimestre indica alta de 24,5%.

O lucro antes de impostos da varejista apresentou a primeira alta desde o segundo semestre de 2017. O valor foi de 5 bilhões de coroas suecas, cerca de R$ 2,07 bilhões. Na comparação anual, o montante indica aumento ante 4 bilhões de coroas obtidos no ano passado.

“O aumento contínuo de vendas a preço integral e menos reduções de preço contribuiu para um aumento de 26% no lucro operacional no terceiro trimestre, mantendo um alto nível de atividade em nosso trabalho de transformação”, afirmou Persson.

Razões para o resultado positivo

De acordo com o relatório divulgado, as novas coleções que foram lançadas neste período motivaram os bons resultados. Além disso, a redução dos descontos contribuiu para reembolsar os gastos altos do processo de reestruturação da rede de lojas.

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“As coleções de verão, que foram bem recebidas, e o aumento da participação de mercado mostram que estamos no caminho certo em nosso trabalho de transformação, para atender às expectativas cada vez maiores dos consumidores”, afirmou o diretor-presidente da H&M, Karl-Johan Persson.

Forever 21 em recuperação judicial

Se a H&M registra resultados positivos, por sua vez, a Forever 21, outra gaigante do setor de varejo, não está apresentando bons resultados. No último domingo (29), a rede de lojas apresentou um pedido de recuperação judicial.

Saiba mais: Após pedido de recuperação judicial, Forever 21 planeja fechar 350 lojas

A varejista de moda possui um total de 800 lojas. Dessas, cerca de 178 terão suas atividades encerradas nos Estados Unidos. Grande parte dos pontos de venda na Ásia e na Europa serão fechados.

“Esse foi um passo importante e necessário para garantir o futuro de nossa empresa”, disse a vice-presidente executiva, Linda Chang.

Embora atuem no mesmo segmento, os resultados da empresa norte-americana e da H&M são divergentes. Isso ocorre por conta do modelo de mercado utilizado por cada uma das varejistas.

Giovanna Oliveira

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