As ações da Herbalife Nutrition (NYSE: HLF), companhia de marketing multinível, tiveram uma forte queda de 12% nesta sexta-feira (28). Os papéis da companhia chegaram a ter uma suspensão nas negociações em bolsa. A queda aconteceu após uma notícia de que promotores norte-americanos estariam acusando a empresa de subornar autoridades chinesas, incluindo agências governamentais e meios de comunicação, para alavancar seus negócios no país asiático.
A companhia que vende suplementos dietéticos recebeu uma nova acusação nesta sexta, de acordo com autoridades do tribunal de Manhattan, nos Estados Unidos. As acusações foram a respeito do envolvimento da Herbalife em um esquema corrupto que durou 10 anos (2006 a 2016). Segundo informações do “seekingalpha”, a empresa teria subornado funcionários chineses com pagamento de propina a fim de obter licenças de venda direta, reduzir as inspeções do governo e eliminar a cobertura negativa da mídia controlada pelo estado.
Em 2016, a China foi responsável por 19% dos $ 4,49 bilhões em vendas líquidas da Herbalife, segundo informações da “CNBC”. Em outubro do ano passado, a Herbalife realizou um acordo nos EUA pagando US $ 20 milhões para liquidar as acusações civis da Securities and Exchange Commission (SEC) devido o ato de corrupção na China.
No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!
Em novembro de 2019, a Justiça dos EUA acusaram criminalmente Yanliang Li, ex-chefe da unidade chinesa da Herbalife, e Hongwei Yang, diretor de relações exteriores da companhia, de corrupção. Os dois executivos chineses permanecem foragidos. A Herbalife foi acusada também de conspirar contra uma Lei de Práticas contra a Corrupção no Exterior.
Sobre a Herbalife
A Herbalife é uma companhia norte-americana fundada em 1980, segundo informações que constam em seu site. A empresa diz estar presente em mais de 90 países do mundo. A companhia também é bastante conhecida por trabalhar com o modelo de negócios de marketing multinível. No ano passado, a Herbalife registrou US$ 4,9 bilhões em vendas líquidas.
.