Haverá 2º turno? O que dizem as últimas pesquisas eleitorais para presidente
As últimas pesquisas eleitorais anunciadas neste sábado (1º) mantêm o quadro indefinido: nenhuma delas crava como certa a vitória no 1º turno do candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente lidera os levantamentos do Datafolha, Ipec e Genial/Quaest, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB).
O Agregador de Pesquisas do Estadão, que reúne dados de 14 empresas que elaboram pesquisas, Lula tem 51% das intenções de voto e Bolsonaro, 36%.
Ontem, o Ipec, levantamento encomendado pela TV Globo, mostrou que Lula tem 14 pontos percentuais em relação Bolsonaro (PL), usando o critério de votos válidos, que exclui os votos nulos, brancos e indecisos. O candidato do PT anotou 51% contra 37% de Bolsonaro.
Pelo Ipec o ex-ministro Ciro Gomes registrou 5% das intenções de voto − caiu 1 p.p. ante o levantamento da última segunda (26). Está em cempate técnico com a senadora Simone Tebet, que continua com 5%.
Nos votos totais pelo Ipec, pesquisa em que são levados em conta os votos brancos e nulos, Lula foi de 47% para 48%. Bolsonaro desceu de 34% para 31%. Ciro Gomes e Simone Tebet têm, cada um, 5% das intenções. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Avila (Novo) têm 1% cada.
O Ipec entrevistou 3.008 pessoas entre 29 de setembro e 1º de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o protocolo BR-00999/2022.
No Datafolha, também anunciado neste sábado, Lula aparece com 50% dos votos válidos e Bolsonaro, com 36%. A pesquisa, apurada em 30 de setembro e 1º de outubro, o inclui a percepção dos eleitores depois do último debate dos presidenciáveis, na quinta-feira (29), realizado pela TV Globo.
O levantamento do Datafolha mostra que Simone Tebet está em terceiro lugar, com 6%, contra os 5% da última pesquisa. Ciro Gomes teve 5% — oscilação de 1 p.p para baixo. É a primeira vez que Gomes aparece na quarta colocação.
Nos votos totais o Datafolha apontou:
- Lula teve 48%
- Bolsonaro ficou no mesmo patamar na pesquisa anterior: 34%.
- Tebet foi de 5% a 6%
- Ciro caiu de 6% para 5%.
- Thronicke e Felipe d’Avila (Novo) anotaram 1% e demais não pontuaram
- Brancos, nulos nenhum totalizam 3%, e 2% disseram não saber em quem votar.
O levantamento do Datafolha ouviu 12,8 mil pessoas ontem e hoje em 310 municípios de todas as regiões do país, pesquisa registrada no TSE sob o número BR-00245/2022.
Genial/Quaest: Lula tem 49% dos votos válidos
Na pesquisa da Genial/Quaest, Lula ficou foi de 50,5% para 49% das intenções de voto. Bolsonaro subiu quase dois pontos percentuais, indo de 36,3% para 38%.
Para vencer no 1º turno, o candidato precisa atingir a maioria da soma total dos votos computados – 50% mais 1 dos votos.
O Quaest perguntou sobre a eleição presidencial a 3.600 eleitores entre 30 de setembro e 1 de outubro, levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-02444/2022.
Veja os resultados do levantamento de acordo com os votos totais, que mostra Lula em 1º, com 44%, e Bolsonaro em segundo, com 34%:
Não poderia faltar aquela thread fresquinha, com o expert, dissecando os dados da pesquisa pra vocês. Confira a análise do cientista político e CEO da Quaest, @felipnunes 😉 https://t.co/w8gGe5XKVh
— Quaest Pesquisa e Consultoria (@quaestpesquisa) October 2, 2022
A Genial mostrou outros recortes da pesquisa eleitoral em posts no Twitter:
8/ Outro dado relevante é o de que o 'clima de opinião' continua favorável a Lula: 51% acreditam que Lula vai vencer a eleição, 51% acham que Lula é quem mais merece uma nova chance como presidente e 48% tem mais medo da continuidade do gov. Bolsonaro do que da volta do PT. pic.twitter.com/gqbf952ovB
— Felipe Nunes (@felipnunes) October 2, 2022