A Hapvida (HAPV3) divulgou na terça-feira (6), após o fechamento de mercado que Irlau Machado, que renunciou à posição de co-CEO da empresa, continuará no conselho de administração.
No comunicado de renúncia de 22 de novembro, foi informado que Irlau Machado inicialmente também deixaria a sua posição de conselheiro. A notícia parece ter agradado o mercado, com as ações fechando em alta de 1,78%, cotadas a R$ 5,12, nesta quarta-feira (7).
O BTG Pactual tinha visto a permanência de Irlau na Hapvida como positiva – considerando que o anúncio poderia sugerir a ida do CEO para uma concorrente.
O executivo tem grande experiência no setor de saúde, tendo trabalhado como presidente da NotreDame Intermédica por 8 anos, empresa que recentemente passou por uma fusão com a Hapvida.
“Devemos dizer, no entanto, que Irlau deve agora manter os termos originais de seu pacote de opções de compra de ações, mas sem exercer funções como executivo, parecendo um pouco caro para a empresa”, argumentam os analistas do BTG Pactual.
O banco de investimentos também destaca que a permanência de Irlau Machado poderia ter sido anunciada antes. Machado deixará o cargo de co-CEO da Hapvida em janeiro de 2023.
O BTG Pactual manteve a recomendação de “compra” para as ações da Hapvida, com o preço-alvo de R$ 10.
“No entanto, os resultados trimestrais fracos do final adicionaram riscos negativos às estimativas de consenso e novos cortes nas previsões podem pesar sobre o estoque no curto prazo“, ressalta o banco.
Anúncio da Hapvida
No comunicado da Hapvida, a empresa afirma que a permanência do executivo nos órgãos máximos de deliberação permitirá a continuidade de sua contribuição estratégica à companhia.
Assim, Machado passará a se dedicar não só ao conselho de administração, mas também à coordenação dos novos comitês de Governança & Integrações e de Meio Ambiente e Social, contou a Hapvida.