Nesta sexta-feira (30), o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a nova presidente do Banco do Brasil (BBAS3) será Tarciana Medeiros. Ele também informou que a Rita Serrano será a nova presidente da Caixa Econômica Federal.
As duas mulheres anunciadas por Haddad possuem uma carreira nas respectivas instituições. Tarciana Medeiros atua no Banco do Brasil desde 2000, e ocupa o cargo de gerente executiva desde 2019. Já Maria Rita Serrano trabalha na Caixa desde 1989, e chegou a ser presidente do sindicatos dos Bancários do ABC Paulista no período de 2006 a 2012.
“Elas conversaram muito com o presidente [Lula], conversaram muito comigo, e estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem os desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito no Brasil”, declara Haddad.
Atualmente, o Banco do Brasil é dirigido por Fausto Ribeiro. Já a Caixa Econômica está sob o comando de Daniella Marques.
Antes do anúncio, as duas tinham se reunido com o futuro presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Fernando Haddad também fez parte desta reunião. O momento foi registrado, nas redes sociais, pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
“Muita alegria hoje por participar do momento em que o presidente Lula convidou duas mulheres para presidir dois grandes bancos: Caixa Econômica e Banco do Brasil! Parabéns e sucesso Rita Serrano e Tarsiana Medeiros”, publicou Gleisi.
No dia anterior ao comunicado de Haddad, Lula já tinha anunciado que o Banco do Brasil e Caixa seriam comandados por mulheres.
“O Banco do Brasil tem 200 anos e nunca se pensou, nem de perto, de ter uma mulher na presidência. Pois nós vamos provar que uma mulher pode ser melhor do que muitos homens que dirigiram o Banco do Brasil”, declarou Lula.
Haddad cita a prioridade de desenvolver projeto para famílias endividadas
Durante o anúncio, Haddad também disse que, nas próximas semanas, o projeto que deve ser desenvolvido é o “Desenrola”, que visa conceder crédito às famílias com dívidas.
“O projeto de imediato que teremos que desenvolver nas próximas semanas é o Desenrola, que é a questão da família que estão endividadas, sobretudo as de baixa renda, e para as quais vamos oferecer uma linha especial de crédito”, comenta Haddad.