Hackers invadem sistema da Vale e vazam arquivos sobre segurança

A Vale (VALE3) foi hackeada e teve documentos internos supostamente confidenciais vazados pelos invasores. O TecMundo teve acesso aos documentos por meio de uma fonte anônima.

Segundo a fonte, os hackers se aproveitaram de uma falha no Microsoft SharePoint, ferramenta de software para compartilhamento e colaboração em equipe. Assim, eles acessaram arquivos da Vale com atas, ocorrências e incidentes pelo mundo.

Saiba mais: Hidrelétrico de Retiro Baixo suspende operações após desastre da Vale

São cerca de 40 mil arquivos em uma pasta de 500 mb. Nela, constam relatos de incidentes de segurança em áreas de operação da Vale no Brasil, Canadá, Moçambique, Nova Caledônia e Indonésia. Estão datados entre 2017 e 2019.

E um dos documentos de incidentes de segurança, por exemplo, consta que houve um “quase acidente” numa mina em Mato Grosso do Sul. Mesmo que não tenha havido consequência, o caso foi marcado como “potencial catastrófico”.

“Um dos documentos relata assalto a mão armada em um duto. Não houve registro de ocorrência policial posterior”, escreveu a fonte no e-mail que enviou ao TecMundo.

O portal contatou a Vale sobre o ocorrido, mas a mineradora não deu até o momento respostas. Os hackers também detalharam como a companhia foi invadida. Eles se limitaram a dizer que os dados foram extraídos por meio de uma falha na URL oculta da pasta, que estava aberta a público.

Saiba mais: Ações da Vale registram forte alta nesta quarta-feira

Confira a nota que os hackers enviaram ao TecMundo

“Quanto vale uma vida? Para a Vale do Rio Doce, uma vida é apenas um número, uma cifra, um ponto estatístico, um risco mensurável na reputação da marca. Achamos que teriam aprendido com experiências passadas, mas é simplesmente impossível que percebem o valor de uma vida. Se eu mato 65 pessoas, sou tirado de circulação. Se uma empresa do tamanho dela mata, recebem uma multa e continuam operando normalmente. Uma multa! Não é a toa que assim a vida também tenha um preço. Eu e você, todos temos um preço nessa tabela, é questão de tempo para sermos os próximos, assim que isso for rentável. Não iremos ficar quietos, lutaremos contra a estupidez com a informação. Quanto vale a vida? A vida vale mais do que a Vale.”

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno