O Habib’s está retomando o seu crescimento e, para isso, aposta delivery. Após um período massivo de fechamento de unidades físicas, a rede terminou 2018 com 540 lojas, número próximo ao de 2014, quando a crise econômica foi deflagrada.
Em 2019, o foco da empresa está em melhorar seus pontos de venda e acelerar inaugurações. Apenas este ano, já foram inaugurados 20 novos Habib’s e 100 Ragazzo.
A estratégia do Habib’s é fundamentada nos recentes resultados de suas vendas. Hoje, 46% têm o consumo concentrado fora da loja, com o delivery e o pick-up (quando o cliente vai até a loja e leva o produto para casa). Em 2017, esse formato representava apenas 17% das vendas.
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Para agilizar o atendimento, a companhia está implementando um drive-thru duplo, que atende:
- quem faz o pedido na hora
- quem já realizou a compra pelo aplicativo da rede ou do iFood
Para Alberto Saraiva, fundador da rede, é preciso otimizar o processo para quem busca o produto na loja, pois a taxa do delivery pode ser um impeditivo do consumo. “Não que a taxa que cobramos seja alta, mas como aqui a pessoa leva dez esfihas por R$ 12, ela fica desproporcional em crtos casos”, afirmou Saraiva.
Atualmente, 262 unidades Habib’s e Ragazzo já possuem o drive-thru, e sofrerão alterações. Nos próximos meses, o objetivo é aumentar o pick-up para 360 unidades.
Segundo o consultor Sérgio Molinari, da Food Consulting, as mudanças do Habib’s são resultado do movimento da concorrência. Para ele, McDonald’s e Burguer King realizaram um trabalho consistente para conter a crise e expandir suas atuações.
“Além disso, essas redes têm capital farto para financiar a expansão”, lembrou o consultor. O Burger King, por exemplo, está inaugurando, em média, 100 novas unidades.
Além disso, Molinari considera que o caminho pela expansão do Ragazzo, de comida italiana, é a estratégia mais assertiva para o Habib’s. O interesse por alimentos árabes no Brasil é limitado em comparação à culinária italiana.
“E essa experiência de restaurante, a um preço bem baixo, é uma oferta interessante para o cliente”, afirmou Molinari.
Habib’s ainda arca com processos tributários
Além da crise econômica brasileira, mesmo atuando segmento alimentício, que é consideravelmente estável, o Habib’s também precisou responder por processos tributários em Minas Gerais e São Paulo, a partir do fim de 2014. As multas aplicadas à rede foram milionárias.
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Saraiva relata ter feito alguns acordos com a Justiça e diz ter a situação “fechada”, embora as multas ainda estejam em questionamento.
“O processo em si encerrou. Ficaram algumas multas que estão sendo questionadas. Aquelas que a gente achou que deveria pagar, já pagamos”, disse o criador do Habib’s.