Gupy recebe aporte de R$ 500 milhões liderado por SoftBank e Riverwood
A Gupy, startup de contratação, digitalização e treinamento para RHs, recebeu um investimento de R$ 500 milhões liderado pelos fundos de capital de risco SoftBank e Riverwood. Este foi o maior aporte já recebido por uma plataforma de RH na América Latina, segundo a startup.
Também participaram da rodada de investimentos da Gupy a Endeavor Catalyst e outras sócias do negócio que aumentaram seus aportes, como a Oria Capital, a Maya Capital e Monica Saggioro Leal. Os recursos devem financiar a expansão da empresa, que deseja se tornar referência para o setor de recursos humanos.
Criada em 2015 por Mariana Dias, Bruna Guimarães, Guilherme Dias e Robson Ventura, os fundadores tiveram a ideia para a startup enquanto ainda eram funcionários da Ambev (ABEV3). A companhia de bebidas, assim como boa parte das empresas no Brasil, operava o setor de RH com ferramentas de recrutamento antigas, ainda que fossem as mais difundidas no mercado.
Com isso, o primeiro foco da Gupy foi oferecer uma solução de digitalização para a seleção de novos profissionais, com o uso de inteligência artificial para ajudar na triagem de currículos.
Hoje, a plataforma também permite a aplicação de testes, filtros de seleção e gestão de múltiplos processos seletivos em um único lugar. Outro diferencial é a integração com plataformas de emprego como Catho e LinkedIn.
Aquisições da Gupy, passadas e à vista
Em maio do ano passado, após um aporte de cerca de R$ 40 milhões, a Gupy comprou a startup Niduu e estreou no negócio de treinamento corporativo.
Com os recursos da nova rodada de investimentos, novas aquisições também estão no radar da empresa. A expansão deve ser norteada por três objetivos: lançar novos produtos, expandir pelo Brasil e aperfeiçoar a experiência do usuário final.
Para isso, a startup deve aumentar o seu quadro de funcionários. Atualmente a startup tem 470 colaboradores e planeja aumentar em mais 200 pessoas ao longo de 2022.
A Gupy tem atuação em mais de 10 países da América Latina, cerca de 1,5 mil clientes – com nomes grandes como Ambev, GPA (PCAR3), Santander (SANB11) e Méliuz (CASH3) – e cerca de 22,5 milhões de usuários finais. Para 2022, duplicar o número de clientes também faz parte da meta de crescimento da startup.