Guilherme Benchimol deixa o cargo de CEO da XP
O fundador da XP, Guilherme Benchimol, deixará o cargo de CEO. Thiago Maffra ocupará seu lugar, com responsabilidades “da porta para dentro”. A informação foi divulgada pela empresa nesta sexta-feira (12).
De acordo com a XP, Benchimol ocupará o cargo de executive chairman e seguirá responsável pela estratégia de M&A, o relacionamento com agentes autônomos e novos negócios.
A mudança ocorrerá no dia 12 de maio, quando a XP completa 20 anos.
“Como fundador e sócio majoritário da XP, tomei a decisão de dedicar a maior parte do meu tempo e da minha energia ao crescimento estratégico da Companhia e às nossas principais iniciativas de inovação, expansão, parcerias e aquisições além do desenvolvimento contínuo da nossa cultura e do nosso time, nossos ativos mais importantes”, afirmou Benchimol em carta interna.
Maffra iniciou sua profissão na XP como trader e operador de mesa. Depois foi o responsável pela estruturação do negócio de RLP.
Além disso, no início de 2018, Maffra ocupou o posto de CTO (Chief Technology Officer), e assim expandiu o time de tecnologia de 150 para 1.500 pessoas, conforme informa a empresa.
O executivo liderou ainda o projeto de lançamento do cartão de crédito da XP recentemente, enquanto o próximo lançamento da corretora deve ser a conta digital.
O novo CEO da XP se formou em administração pelo Insper e fez MBA em Columbia. Antes da XP, trabalhou na corretora Souza Bastos e na Bulltick, uma corretora sediada em Miami.
“Está na hora de acelerar e migrar de um modelo no qual a tecnologia ‘serve o negócio’ para outro em que a tecnologia existe para ‘servir o cliente, de uma forma que funcione para o negócio’. Esse desafio sugere um modelo colaborativo, no qual produto, design, operações e tecnologia passam a estar totalmente integrados, olhando a jornada do cliente do início ao fim”, disse o executivo.
Sobre Benchimol
Guilherme Benchimol fundou a XP há 20 anos, em um pequeno escritório em Porto Alegre (RS). A companhia, hoje dona da Clear e Rico, está listada na bolsa automática dos Estados Unidos, com uma capitalização de US$ 22,37B.
Até dezembro de 2020, a empresa tinha R$ 660 bilhões em ativos sob custódia, com quase 2,8 milhões de clientes.
Além disso, em 2018, o executivo da XP entrou para a lista da Bloomberg como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo. Com isso, Benchimol se tornou a única personalidade do Brasil e da América do Sul a fazer parte da seleção do veículo norte-americano.