Guido Mantega na Braskem (BRKM5)? Governo avalia nomeação para conselho, diz jornal
O governo federal está avaliando a indicação de Guido Mantega para o conselho de administração da Braskem (BRKM5), segundo apuração do jornal Folha de S. Paulo.
Segundo a publicação, Guido Mantega esteve na tarde da última quarta-feira (13) no Palácio do Planalto para discutir seu futuro com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
De acordo com integrantes do governo, o ex-ministro da Fazenda foi chamado na véspera (12), data da audiência do presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, com Lula, disse a Folha.
O mandato de 10 dos 11 conselheiros da Braskem expira em abril. A Petrobras tem direito a 4 assentos no conselho da petroquímica, todos em vacância a partir do próximo mês. Os demais são da Novonor, antiga Odebrecht.
A Folha lembra que os mandatos do presidente do conselho, José Mauro Metrrau Carneiro da Cunha, e do vice, Eduardo Bacellar Leal Ferreira – indicados, respectivamente, por Novonor e Petrobras, também se encerram nesta leva.
Segundo um interlocutor do presidente Lula ao jornal, a indicação de Mantega depende agora de trâmites burocráticos. O mandato tem duração de dois anos.
Em comunicado ao mercado nesta quinta-feira (14), a Braskem informou que para atender à legislação vigente, “que os membros do conselho de administração que venham a ser eleitos pelas acionistas […] e que sejam por elas enquadrados como conselheiros independentes nos termos da regulamentação em vigor não terão o exercício de seu direito de voto de qualquer modo vinculados nos termos do acordo de acionistas“.
No texto, a Braskem se referiu à mudanças nas regras que regem companhias abertas que determinam que os conselhos de administração possuam pelo menos 20% do número total de conselheiros reconhecidos como independentes.
Vale lembrar que antes de ser cogitado para o conselho de administração da Braskem, Guido Mantega já havia sido cotado para a presidência ou conselho de administração da Vale (VALE3).