Israel anuncia morte de chefe do Hamas e cidadãos devem sair do norte da Faixa de Gaza “imediatamente”, diz porta-voz
A guerra entre Israel e Hamas está em seu 21º dia. As forças israelenses anunciaram a morte de um dos chefes do Hamas. Além disso, um porta-voz de Israel alertou os cidadãos a deixarem o norte da Faixa de Gaza imediatamente.
Segundo comunicado dos militares de Israel, o chefe do setor aéreo do Hamas, Abu Rakaba, teria sido morto neste sábado (28), durante bombardeio das Forças Armadas de Israel.
A Força de Defesa de Israel afirma que esse líder foi um dos participantes do plano de ataque do Hamas a Israel, que aconteceu no dia 7 de outubro de 2023, dando início a intensificação dos conflitos mais recentes da Guerra Israel e Hamas.
Os militares de Israel dizem em nota que o líder do Hamas teria trabalhado na coordenação dos membros para invadir Israel com parapentes.
“[Rakaba] participou do planejamento do massacre nas comunidades vizinhas da Faixa de Gaza”, informou o comunicado, que fora divulgado pelo portal G1. Além disso, ele teria usado drones para atacar bases israelitas.
As operações de Israel na Faixa de Gaza têm aumentado por via terrestre. O porta-voz das forças israelenses disse que o intuito é realizar uma “varredura e limpeza” do grupo Hamas.
“Pretendemos desmantelar as suas capacidades, destruir o seu governo e garantir que nunca mais possam usar a Faixa de Gaza como palco contra o nosso povo”, afirma.
Cidadãos devem sair do norte da Faixa de Gaza “imediatamente”, diz porta-voz de Israel
Um porta-voz do exército de Israel alertou os moradores do norte da Faixa de Gaza a saírem “imediatamente” do local e migrarem para a parte sul, em meio ao avanço das tropas israelenses via “terra”.
O porta-voz israelense, Daniel Hagari, disse que a vida dos moradores dessa região é colocada em risco pelo Hamas, alegando que o grupo está colocando armamento em locais civis. Além disso, afirma que Israel não vai esquecer dos ataques ocorridos no dia 7 de outubro.
Israel tem voltado seus ataques principalmente em regiões onde há maior concentração das bases de inteligência e militares do grupo Hamas.
Um tempo após o alerta ter sido emitido por Daniel Hagari, o Hamas comunica que bombardeou os veículos de Israel que adentravam a Faixa de Gaza, conforme noticiado pela BBC.
O bombardeio desses veículos teria acontecido em meio ao avanço das forças israelenses na Faixa de Gaza por via terrestre, que se iniciou efetivamente nesta sexta-feira (27).
Segundo o G1, conforme os números mais atualizados sobre a Guerra Israel e Hamas na manhã deste sábado (28), a quantidade de mortos nos conflitos aumentou para 7.703, dos quais aproximadamente 3.200 são crianças. Os dados foram obtidos através do ministério de saúde palestino.