Neste domingo (22), décimo sexto dia da guerra entre Israel e Hamas, um novo comboio de caminhões com insumos para ajuda humanitária chegou à passagem de Rafah, que fica na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito.
Segundo a Reuters, este novo comboio conta com 19 caminhões, e transporta suprimentos alimentares e médicos, rumo à Faixa de Gaza. Vale citar que Rafah é a única passagem para Gaza que não faz parte de território controlado por Israel.
No último sábado (21), houve a entrada do primeiro comboio com suprimentos para a Faixa de Gaza. Naquele dia, 20 caminhões levaram os insumos para a região controlada pelo grupo extremista Hamas — que está em conflito com Israel
O conflito entre Israel e Hamas se intensificou no dia 7 de outubro, após o grupo extremista realizar um ataque no território israelense.
Após isso, Israel promoveu um bloqueio ao território palestino — o que inclui a entrada de alimentos, água, eletricidade e combustível. Na Faixa de Gaza, vivem mais de 2 milhões de palestinos.
Israel divulga novo alerta de evacuações em Gaza
Na madrugada deste domingo, Israel emitiu novos alertas para que os palestinos deixem a Faixa de Gaza. Conforme divulgado pela Al Jazeera, o alerta foi para que os moradores da região se deslocassem para a parte Sul de Gaza. Este aviso acontece em meio à possibilidade de invasão terrestre israelense à região controlada pelo Hamas.
O grupo Hamas comunicou que, após ataques noturnos israelenses, 55 pessoas morreram.
Ataque israelense na Cisjordânia
Segundo apurado pela Al Jazeera, Israel realizou um ataque aéreo em uma mesquita na Cisjordânia ocupada. As autoridades palestinas alegaram que o ataque resultou na morte de duas pessoas e ferimento de outras três.
De acordo com os militares de Israel, a ofensiva contra a mesquita matou diversos membros do grupo Hamas e da Jihad Islâmica. Os oficiais israelenses alegaram que esses membros utilizavam o espaço como um centro de comando.
Israel comunica atingir acidentalmente posição egípcia
Os militares israelenses informaram neste domingo que atingiram, de forma acidental, uma posição egípcia que fica próxima à fronteira com a região de Gaza.
Segundo as Forças de Defesa Israelense (IDF), “o incidente está sendo investigado e os detalhes estão sob revisão. A IDF expressa tristeza em relação ao incidente”.
Macron visitará Israel na terça-feira
Segundo informado pelo governo da França, o presidente francês Emmanuel Macron vai visitar Israel na próxima terça-feira (24). Essa informação já havia sido indicada pelo gabinete do primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Notícias Relacionadas