Em quase três semanas de conflito, a guerra entre Israel e Hamas não parece dar sinais de bandeira branca tão cedo. Com discursos de resistência de Benjamin Netanyahu e ainda sem um consenso por parte da ONU, as discussões por um cessar-fogo e ajuda humanitária ainda devem se estender pelo dia.
Israel ataca Gaza com sua maior operação terrestre desde o início do conflito
A agência de notícias Reuters noticiou que, segundo uma rádio controlado por militares, Israel realizou nesta quinta-feira (26) a maior operação por terra em Gaza desde que o conflito no Oriente Médio iniciou, em 7 de outubro. Com tanques de guerra invadindo a região e disparos sendo trocados, as Forças de Israel atacaram após aviso do primeiro-ministro do Estado, Benjamin Netanyahu, ter dado um alerta na quarta-feira (25).
Com o objetivo de atacar posições do grupo extremista palestino, Hamas, a operação de Israel tinha como alvos células terroristas, infraestruturas e postos de lançamento de mísseis antitanque.
Segundo a Defesa de Israel, a operação foi feita como “preparação para as próximas fases de combate”. Após os ataques, os soldados saíram da área, retornando ao território israelense.
Netanyahu alerta Gaza de invasão de Israel por terra
Em um pronunciamento em Tel Aviv, o primeiro-ministro de Israel afirmou que o país está se preparando para uma invasão de Gaza por terra. Na quarta-feira (25), o representante não especificou quando a incursão deveria acontecer, mas que a decisão havia sido unanimidade entre o gabinete especial de guerra Israel-Hamas.
“Estamos nos preparando para uma incursão por terra. Não vou dar detalhes, quando ou com quantos (soldados)”, falou Netanyahu. “Eu também não vou detalhar os cálculos que estamos fazendo, que o público desconhece, e que deve continuar sendo assim.”
Lula chama guerra entre Israel e Hamas de ‘genocídio’
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, afirmou na quarta-feira (25) que o conflito travado entre Israel e Hamas, controlador da Faixa de Gaza, não é uma guerra, mas um “genocídio” que já matou quase 2 mil crianças.
Lula afirmou, em discurso no Palácio do Planalto, que ainda naquele dia iria tratar com o emir do Catar para tentar encontrar uma acordo de repatriação para os brasileiros que desejam sair da Faixa de Gaza durante a guerra entre Israel e Hamas.
Notícias Relacionadas