Após circular a notícia de que Paulo Guedes assumiria a Secretário da Fazenda de São Paulo, a informação foi desmentida por Guilherme Afif Domingos (PSD), coordenador da transição do governo eleito de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Contudo, Afif afirmou que o atual ministro da Economia atuará como conselheiro especial da secretaria.
Ao Estadão Broadcast, o coordenador destacou que responsável pela Secretaria da Fazenda pode ser anunciado em breve, mas que Guedes não deverá ser apontado. “Temos conversado com ele, eu e o Tarcísio, sobre uma forma de participação” disse.
Para Afif, “é complicado que um cara com essa bagagem” não receba o devido reconhecimento. No entanto, segundo o coordenador, Guedes tem um grande capital e seria um “um excelente conselheiro”.
“É difícil para ele [Guedes] ser secretário, exatamente pelo fato de a secretaria ser uma função burocrática. Não é a característica dele, ele é um pensador. Não vem para ser secretário, mas espero que ele venha pra ser um conselheiro nosso”, concluiu.
Samuel Kinoshita pode assumir a pasta
Se de um lado o nome de Guedes foi descartado, outro nome surgiu como um possível “plano B” para a Secretaria da Fazenda de São Paulo. Em entrevista ao canal CNN Brasil, na segunda-feira (5), o governador eleito teria sinalizado a escolha de Samuel Kinoshita para a pasta.
O economista, que coordenou toda a área econômica do programa de Tarcísio, é a uma das opções para gerir a economia paulista. Kinoshita foi assessor especial do Ministério da Economia, entre 2019 e 2021, e membro do Conselho Fiscal do Banco do Brasil, entre 2020 e 2022.
Caio Paes de Andrade aceita convite de Tarcísio para o governo em SP
Na noite desta terça-feira (6), a Petrobras (PETR4) confirmou que o atual presidente da empresa, Caio Mário Paes de Andrade, aceitou o convite do futuro governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para fazer parte da equipe do futuro governo em SP.
Tarcísio de Freitas já tinha comunicado, via Twitter, que o atual presidente da Petrobras será secretário de Gestão e Governo Digital.
“Novos nomes para o nosso time. Caio Paes de Andrade para Gestão e Governo Digital, Lucas Ferraz para Assuntos Internacionais, Lais Vita para a Comunicação e Coronel Sérgio Codelo para o Departamento de Estradas de Rodagem. Vamos em frente, mostrar que SP pode ir ainda mais longe!”, publicou Tarcísio no Twitter.
Em relação à Secretaria da Fazenda, ainda que o nome de Paulo Guedes tenha sido descartado, o indicado pode ser anunciado ainda nesta quarta-feira (7).