Grupo Soma (SOMA3): Hering é investigada pela CVM por uso de informação privilegiada
Nesta quarta-feira (19), o Grupo Soma (SOMA3) informou ao mercado que sua subsidiária, a Hering, está sendo investigada pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM) por um possível “insider trading“, que teria ocorrido quando a empresa foi comprada pelo grupo.
O insider trading acontece quando há o uso de informações privilegiadas para obter lucros e vantagens no mercado financeiro.
“O Processo Sancionador foi instaurado para apurar o suposto uso de informação relevante ainda não divulgada para o mercado, por ocasião das recompras realizadas pela Hering em abril de 2021, previamente à celebração do acordo de associação com o Grupo Soma”, diz a companhia no comunicado.
Repercutindo o Fato Relevante, a ação SOMA3 chegou a cair mais de 4% nesta quarta-feira (19), se recuperando ao longo do pregão com a investigação sobre o uso de informação privilegiada, explicou Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil.
As recompras, questionadas pela CVM, foram realizadas antes da combinação de negócios entre o grupo e a Hering, em setembro de 2021. Em resumo, a CVM investiga se alguém da Hering, já sabendo da fusão, vendeu ou comprou ações do Grupo Soma antes do anúncio.
“O que aconteceu já entrou no preço, em especial pelo posicionamento da direção que se manifestou no sentido de apurar e buscar os seus direitos, em detrimento de quem poderia ter se beneficiado da informação, postura que, se adotada, teria gerado mais dúvida no decorrer do processo”, explicou Alves.
Alves observa que, caso a acusação seja confirmada, o Grupo Soma pode ter de pagar uma “multa generosa” para CVM, e assinar um termo de compromisso para não cair em reincidência.
Além do prejuízo financeiro, diz o analista, a maior perda seria a de imagem e reputação do Grupo Soma, com questionamentos de investidores sobre a governança corporativa da empresa, que só poderá ser diluída com o tempo.
Cotação do Grupo Soma
As ações do Grupo Soma caíram 2,23% nesta quarta-feira, cotadas a R$ 13,15.