O Grupo Mateus (GMAT3) anunciou aumento de 25% no lucro líquido no quarto trimestre de 2023 (4T23) em comparação ao mesmo período de 2022, atingindo a marca de R$ 388 milhões, superando os R$ 311 milhões anteriormente registrados. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (6).
O Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), indicador-chave de desempenho, alcançou a marca de R$ 607 milhões, refletindo um aumento anual de 18,9%, apesar de uma leve queda na margem Ebitda para 8,0%, uma diminuição de 0,4 pontos percentuais, conforme o grupo.
A empresa diz que esse desempenho sólido é resultado de uma melhora contínua nas vendas nas mesmas lojas, uma consistência aprimorada na margem bruta e a retomada das verbas operacionais. Ao todo, o Grupo Mateus atua em sete das nove capitais do Nordeste.
O balanço do Grupo Mateus no 4T23 mostra ainda que a receita líquida do 4T23 totalizou R$ 7,541 bilhões, um crescimento de 24,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O lucro bruto atingiu R$ 1,647 bilhão, representando um aumento de 27,8% em relação ao 4T22, com a margem bruta alcançando 21,8%, um acréscimo de 0,6 pontos percentuais, segundo a varejista.
Grupo Mateus: inauguração de 12 lojas no trimestre
Entretanto, as despesas operacionais aumentaram em 26,0%, totalizando R$ 1,1 bilhão. Os custos com vendas também registraram um acréscimo de 24,0%, impulsionadas pela inauguração de 12 lojas no trimestre, incluindo a expansão para Recife e Olinda, de acordo com a companhia.
O resultado financeiro líquido do Grupo Mateus apresentou uma elevação de 30,3%, totalizando um negativo de R$ 128,4 milhões no 4T23.
Ao final de dezembro do ano passado, segundo balanço, a dívida líquida do Grupo Mateus atingiu R$ 489,4 milhões, em comparação a uma dívida de R$ 33,9 milhões ao final de 2022. O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 0,3 vez, representando um aumento de 0,3 p.p. em relação ao mesmo período de 2022.