O Grupo Mateus (GMAT3), anunciou, em conjunto aos fortes resultados do segundo trimestre de 2022 (2T22), que Túlio de Queiroz (antigo CFO da Guararapes) será o novo Diretor Financeiro (CFO) da empresa.
Além disso, também houve a mudança do papel de Ilson Mateus, de CEO para Chairman do conselho de administração, com Jesuíno Borges Filho assumindo como novo CEO.
“Nós vemos esse anúncio como positivo, principalmente o do novo CFO, uma vez que vemos como um passo importante na profissionalização da companhia. Dessa forma, colocamos Grupo Mateus junto com Assaí (ASAI3) como nossas preferências no varejo alimentar, uma vez que vemos dinâmicas positivas para o 2º semestre frente a uma melhor dinâmica de capital de giro e investimentos, benefícios do Auxílio Brasil e melhora da governança corporativa”, diz relatório da XP Investimentos.
As ações do Grupo Mateus subiram 14,16% na última sexta-feira (12), cotadas a R$ 5,40.
A XP ressalta que, junto com o balanço do Grupo Mateus do 2T22, as mudanças marcam um novo ciclo da companhia, “com melhora na governança corporativa”, além dos outros motivos já citados.
O analistas reiteram a recomendação de compra, no preço alvo de R$ 6,0 por ação e “colocamos como nossa preferência dentre os varejistas de alimentos, junto com Assaí, frente a um nível de valuation interessante (13-7 vezes o P/E estimado para 2022-2023) e momento de resultados sólidos nos próximos trimestres”.
Resultado do Grupo Mateus no 2T22
As vendas líquidas do Grupo Mateus apresentaram crescimento de 39% no segundo trimestre em comparação ao mesmo período em 2021, “impulsionadas principalmente pelo forte plano de expansão da companhia, que acumulou 41 novas lojas nos últimos 12 meses, sendo 4 dessas aberturas no 2T22”, de acordo com relatório da XP
Ainda, houve desempenho sólido de vendas mesmas lojas (SSS), com alta de 17% no ano a ano, decorrente da boa performance em todos os segmentos, com as operações de Atacarejo e Varejo sendo os destaques e crescendo 47,5% (SSS +15%) e 33% (SSS +15%), respectivamente, na comparação de base anual.
“Olhando para os seus pares, a empresa apresentou o maior nível de SSS no canal de Varejo (vs. Carrefour +10,5% e GPA Brasil +5,8%), enquanto o Atacarejo veio em linha com a performance do Assaí (SSS na casa de +15%) mas abaixo do Atacadão (SSS +22,4%), com o último potencialmente explicado pelo fato de o Grupo Mateus segregar o desempenho do atacado de distribuição, enquanto o Carrefour inclui nos seus números da operação do Atacadão”, reforçam.
Quanto à rentabilidade, a Margem Bruta continuou pressionada , com uma diminuição de 60 pontos percentuais contra o 2T21, devido a decisão estratégica de aumento de competitividade para dar suporte a volumes e maior participação na operação de atacado.
Porém, a alavancagem operacional do Grupo Mateus praticamente compensou todo esse efeito, levando a uma margem Ebitda estável (-10p.p. A/A em 6,8%), acima das expectativas dos analistas.