Grupo Mateus (GMAT3) tem lucro líquido de R$ 191 mi no 2T21; queda de 2,5%

O Grupo Mateus (GMAT3) divulgou nesta quinta-feira (12) seus resultados no segundo trimestre do ano. O lucro líquido ajustado do varejista somou R$ 191 milhões, valor 2,5% menor do que o anotado um ano antes.

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Já a receita líquida do Grupo Mateus entre abril e junho desse ano atingiu R$ 3,724 bilhões, sendo 28,9% maior que a receita apurada no segundo trimestre de 2020.

Em seu balanço, a companhia destaca ainda a abertura de 45 lojas nos últimos 12 meses, das quais 20 estão em novas cidades e um ganho de 10% de participação em venda bruta com as inaugurações.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado somou R$ 248 milhões, indicando queda de 2,5% ante o segundo trimestre de 2020, ao passo que no critério ajustado alcançou R$ 255 milhões, uma leve alta de 0,5%. A margem Ebitda ajustada caiu 1,9 ponto porcentual, para 6,8%.

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O resultado financeiro ficou em R$ 13,3 milhões, com uma queda de 60,1% sobre o segundo trimestre de 2020. Entre abril e junho, as despesas do grupo com vendas representaram 8,9% da receita líquida, contra 6,7% de um ano antes. Esse aumento, acrescenta a companhia, pode ser atribuído, principalmente, ao crescimento da venda bruta em mesmas lojas e à boa performance das 45 lojas inauguradas.

Ao final do pregão de hoje, a ação do Grupo Mateus (GMAT3) encerrou o pregão em queda de 0,54%, valendo R$ 7,37, antes da divulgação dos resultados. No ano, o papel acumula uma queda de 11,84%, frente ao fechamento a R$ 8,36 ao final de dezembro de 2020.

Veja também:

Com forte ritmo de inaugurações, lucro do Grupo Mateus mais do que dobra no 4T20

O Grupo Mateus lucrou R$ 193,423 milhões no quarto trimestre de 2020, alta de 395,9%. Na base ajustada, o gigante varejista apurou um lucro líquido de R$ 241,046 milhões, com um crescimento de 143% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado atingiu R$ 288,964 milhões de outubro a dezembro, crescendo 76,7% na relação anual, com uma margem Ebitda em alta de 1%, para 7,9%.

O forte ritmo de inaugurações, junto com a maturação das lojas, contribuiu para o bom desempenho do resultado e para a diluição de despesas”, destacou o Grupo Mateus.

Com informações do Estadão Conteúdo

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Laura Moutinho

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