O Grupo Abril vendeu a revista Exame ao BTG Pactual por R$ 72,3 milhões. A venda ocorreu, nesta quinta-feira (5), por meio de um leilão na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, em São Paulo.
A venda, que faz parte do plano de recuperação judicial do Grupo Abril, deverá passar por avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, do Ministério da Justiça (Cade). A estimativa é que o órgão regulador aprove a negociação até a primeira semana de janeiro.
“A venda do ativo, que tem alto valor agregado dada a sua reputação no setor de mídia, foi a alternativa que melhor se apresentou para equacionar algumas das obrigações da empresa dentro do atual contexto de mercado e da própria companhia”, disse a Abril por meio de um comunicado.
Por outro lado, o BTG não se manifestou sobre a compra, visto que a negociação ainda passará por aprovação do Cade. Em nota, a instituição financeira informou somente que possui interesse em adquirir a revista.
Por meio da compra, o BTG pretende desenvolver um projeto semelhante ao que ocorre entre o site de notícias “InfoMoney”, que é ligado à XP Investimentos. No entanto, a instituição financeira informou que será possível distinguir claramente a plataforma de notícias das ferramentas de investimento do banco.
No ano passado, o empresário Fábio Carvalho já havia afirmado que a instituição financeira possuía interesse em adquirir a Exame. O executivo comprou a Abril da família Civita, fundadora do grupo, em dezembro de 2018
Recuperação judicial do Grupo Abril
O plano de recuperação judicial da Abril foi aprovado em agosto deste ano. A dívida do grupo é de cerca de R$ 1,6 bilhão.
Saiba mais: Plano de recuperação judicial do Grupo Abril é aprovado
O plano consiste na venda de alguns dos investimentos da companhia. A medida foi aprovada com 96% dos credores favoráveis a proposta.
O principal é a sede da empresa, localizada na Marginal Tietê, em São Paulo. Além da unidade de negócios da Exame, alguns imóveis do Grupo Abril, localizados em Campos do Jordão, interior de São Paulo, também serão vendidos.