De acordo com informações do jornal “O Estado de S. Paulo”, a Grow, empresa de patinetes elétricos de uso compartilhado, pode anunciar sua venda ao grupo Mountain Nazca, dono do Peixe Urbano, na próxima semana, pelo valor simbólico de US$ 1.
O motivo do valor da transação, de US$ 1, refere-se ao fato de a empresa ter adquirido as dívidas da Grow, de acordo com fontes ouvidas pelo “Estado”.
Durante a última semana, a “Reuters” publicou uma nota dizendo que havia negociações entre a Grow e a Peixe Latam, porém a segunda empresa citada negou qualquer tipo de operação relacionada ao assunto.
Ainda segundo fontes ouvidas pelo jornal, o acordo foi fechado por Felipe Henrique Meyer, cofundador da Mountain Nazca e presidente do conselho do Peixe Urbano.
Dificuldade da Grow em encontrar um comprador para seus negócios
A Grow estava com dificuldades para encontrar um comprador, já que a empresa encontrava entraves quando o assunto era as dívidas da startup, que se encontra na casa de dezenas de milhões de dólares. Isso porque os investidores que queriam comprar o negócio pediam que esses valores fossem pagos pelos donos da empresa, antes de qualquer negociação.
A Mountain Nazca deve continuar com a operação de patinetes da Grow nos mercados em que está presente, como: São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. De acordo com informações de fontes próximas ao assunto, um dos objetivos do fundo é aproveitar a base de dados dos usuários que a Grow conseguiu atrair nos últimos dois anos e fazer com o que as operações se tornem rentáveis.
Anúncio sobre suspensão das operações em 14 cidades
A dona da Yellow e da Grin anunciou, em meados de janeiro, que deixaria de operar com patinetes em 14 cidades. Com isso, a startup passou a atuar somente em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Veja também: IRB (IRBR3) cancela programa de remuneração variável atrelado a ações
De acordo com um comunicado divulgado pela Grow, a medida fazia parte de uma reestruturação de suas operações. A startup informou que estava buscando parcerias públicas e privadas para fortalecer e expandir suas operações.
“A decisão foi tomada para que a companhia promova um ajuste operacional e continue prestando serviços de forma estável, eficiente e segura”, informou a empresa.
Além do encerramento da operação da Grow no segmento de patinetes em 14 cidades, a empresa informou, na mesma época, que o aluguel de bicicletas estava temporariamente suspenso em todas as regiões.