O sindicato dos metroviários de São Paulo se reúne para definir uma nova data para greve do metrô nesta segunda-feira (23). A assembleia dos funcionários irá acontece às 18h30, na sede da entidade na capital paulista.
A principal motivação por trás da paralisação foram as advertências aplicadas pelo Metrô e a pauta da privatização do metrô, discutida pelo governador Tarcísio de Freitas.
Para a assembleia de hoje, será debatido o calendário da mobilização e é possível que seja definido uma data para uma nova greve dos metroviários.
Na semana passada, um estado de greve foi aprovado e para o próximo dia 26 de outubro, a Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro) pretende realizar um dia nacional para a luta, com manifestações e paralisações em todo o país. O objetivo deste, entretanto, irá abranger os planos de privatização do metrô de São Paulo, Porto Alegre (RS) e Recife (PE).
A assembleia desta segunda-feira (23) ainda deve tangenciar o processo movido pelo Metrô, de R$ 7,1 milhões por prejuízos que supostamente teriam sido gerados durante a greve no início do mês.
Greve do metrô de São Paulo: causas e impactos
No último dia 3 de outubro, funcionários do metrô de São Paulo e da CPTM, assim como da Sabesp, fizeram uma paralisação contra a privatização das linhas e da companhia de saneamento. Como consequência, foram notificados mais de 600 km de lentidão e suspensão do rodízio. Além disso, órgãos estaduais e municipais administrativos decretaram ponto facultativo e escolas da rede estadual ficaram fechadas na capital, sem nenhuma linha de metrô funcionando durante todo o dia.
Entretanto, a luta deles não é de hoje: desde junho que os trabalhadores exigem que o processo de privatização seja interrompido e cancele os pregões de terceirização do metrô.
Os metroviários ainda pedem que seja feito um plebiscito com a população para avaliação da entrega das estatais às companhias privadas.
A assembleia do sindicato para deliberação sobre a greve do metrô de São Paulo acontece hoje às 18h30 e terá transmissão ao vivo nas redes sociais da organização.