A próxima greve do metrô de São Paulo está agendada para a terça-feira (28). A mobilização foi aprovada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Metrô de SP nesta quinta-feira (23). Esta será a terceira paralisação dos metroviários neste ano, após a maioria dos funcionários ter a favor da greve na assembleia de ontem.
A greve unificada propõe a adesão de trabalhadores do Metrô, Sabesp (SBSP3), Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e outros órgãos estaduais.
Segundo a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, a motivação principal para a greve do metrô de São Paulo é o processo de implementação de políticas de privatização que estão em trâmite no momento. “Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo] acelerou o processo de privatização. No Metrô e na Fundação Casa, através dos editais de terceirização, na Sabesp, com envio do PL que tramita em caráter de urgência na Alesp, e para Educação, impõe um corte de 10 bilhões”, afirmou a representante.
O resultado da votação a favor da paralisação do metrô foi divulgada na noite de quinta-feira.
Lisboa ainda enfatizou que o sindicato propõe a Tarcísio liberar as catracas no próximo dia 28. “Os Metroviários desafiam o governador, se ele quer os trens e o metrô funcionando, então ele aceite a catraca livre”.
A representante ainda reforçou que as privatizações poderão impactar serviços essenciais, incluindo o fornecimento de água, e mencionou outras preocupações, como o corte no orçamento da Educação e o leilão da Linha 7-Rubi da CPTM (agendado para 29 de fevereiro de 2024).
CPTM, Sabesp e Metrô em Greve?
Hoje, os funcionários da CPTM aprovaram o “estado de greve” e realizarão uma nova assembleia para decidir sobre a greve na próxima segunda-feira (27). Trabalhadores da Sabesp (SBSP3) também votarão para ratificar a paralisação na mesma data. Uma entrevista coletiva intersindical está marcada para a manhã desta sexta-feira (24).
Na quinta-feira (23), os funcionários da CPTM também aprovaram o “estado de greve”. Categoria vai realizar uma nova assembleia para decidir sobre a greve na próxima segunda-feira (27). Trabalhadores da Sabesp também vão votar para ratificar a paralisação na mesma data.
Até o momento de publicação desta notícia, a greve do metrô em São Paulo seguia agendada para a terça-feira (28).
Notícias Relacionadas