O Grupo Pão de Açúcar – GPA (PCAR3) (Companhia Brasileira de Distribuição) vai realizar Assembleia Geral Ordinária (AGO) e Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no dia 28 de abril, às 15 horas, por meio digital.
A pauta da AGO do Grupo Pão de Açúcar envolve a avaliação dos relatórios sobre as demonstrações financeiras de 2020 e a destinação do lucro líquido do período. Também haverá deliberação sobre a remuneração dos administradores.
Por sua vez, a AGE discutirá um aumento do capital social da companhia em R$ 200 milhões em razão do excesso de reservas de lucros, numa operação sem a emissão de novas ações.
Segundo a proposta da administração, trata-se de aumento contábil, no qual o montante da conta de reserva é remanejado para a conta de capital. Sem consequência econômica, trata-se de transferência dentro do próprio patrimônio líquido, informa a companhia.
A AGE também vai deliberar sobre a alteração do estatuto social para prever a concessão de contratos de indenidade.
Pão de Açúcar (PCAR3) procura vendar James Delivery
O GPA teria buscado desde o final de 2019, pelo menos, duas empresas do ramo de varejo digital para comprar a operação do seu braço de entrega, James Delivery.
Segundo o jornal Valor Econômico, a negociação “não avançou porque entendemos que o James está muito ‘dentro’ do GPA, operando de forma bem integrada. E nossa ideia era buscar um negócio com dispêndio de caixa menor num M&A [merger&acquisiton]”.
O jornal aponta que a busca por companhias interessadas no James Delivery não tem relação com o seu desempenho, mas sim com as prioridades do Grupo Pão de Açúcar. Nesse sentido, acredita-se que seria necessário um investimento contínuo no braço de delivery, uma vez que a pandemia de coronavírus (Covid-19) levou a um aumento na concorrência.
Ao final de 2020, o James Delivery, adquirido pelo GPA em 2018, operava em cerca de 355 lojas do grupo, espalhadas em 32 cidades. Já na mesma época em 2019, o braço de delivery operava em 55 lojas espalhadas por 18 cidades.
Rappi fecha acordo e volta a oferecer entregas do GPA em app
O Rappi anunciou na última semana um acordo com a GPA para voltar a oferecer entregas da gigante do varejo alimentar em seu aplicativo. Com uma parceria colaborativa, as empresas esperam ter crescimento no faturamento, se aproveitando da digitalização do setor e com consumidores brasileiros cada vez mais inclinados às compras de alimentos online.
“Com o retorno, melhoramos ainda mais nossa oferta no aplicativo nas principais cidades brasileiras onde o GPA atua”, explica Ana Bogus, diretora global de Supermercados, Farmácias e Bebidas da Rappi, em nota. “Os diferentes formatos de varejo que o GPA tem, como hipermercado, supermercados e lojas de proximidade, vão trazer mais diversidade de produtos e agilidade para que os produtos cheguem cada vez mais rápido ao cliente final”.
Para o Grupo Pão de Açúcar, a parceria atende à crescente demanda dos consumidores e da aceleração exponencial do e-commerce alimentar diante do cenário de pandemia.