GPA e Microsoft fazem parceria para testar tecnologias de varejo em SP

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) e a Microsoft anunciaram nesta quarta-feira (3) que estão juntos em uma parceria para testar novas tecnologias no ambiente da varejista do setor alimentício.

Um dos planos das duas empresa é abrir uma loja física do GPA até o final de 2019, em que o consumidor tenha acesso as novas alterações tecnológicas que serão implantadas. Em entrevista a “Reuters”, executivos das duas instituições disseram que as alterações são para melhorar a experiência do cliente.

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Em março deste ano o concorrente do GPA, Carrefour Brasil, anunciou uma sociedade com a startup Zaitt. Sendo assim, o objetivo era abrir uma loja física 100% tecnológica e automatizada.

Carrefour também implanta tecnologia em lojas

O sistema piloto implantado pelo Carrefour possibilita que o cliente faça suas compras e não precise passar pelo caixa. Sendo assim, ele precisa apenas de um aplicativo para escanear seus produtos. Esse sistema começou a funcionar no final de 2018.

Segundo o mercado, o objetivo é diminuir, em mais de 50%, o tempo que o consumidor usa nas lojas.

No fim de 2019, o Carrefour espera que todas as lojas Express e Market já tenham este serviço disponível. Esta tecnologia já é utilizada pela empresa Amazon.com, nos EUA.

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GPA e tecnologia

De acordo com Antonio Salvador, diretor de transformação digital do GPA, as negociações com a Microsoft foram iniciadas há cerca de três meses.

Com o novo sistema tecnológico, os objetivos iniciais do grupo varejista são:

  • desenvolver as tecnologias de reconhecimento facial
  • scan & go (cliente faz a compra e faz o pagamento sem precisar ir ao caixa)
  • armários para retirada de mercadorias compradas na nova loja que será inaugurada até o fim do ano em São Paulo

O executivo do GPA destacou a força de sua marca nas plataformas digitais, em entrevista.”As pessoas já usam mobile em nossas lojas para ativar promoções no aplicativo ou evitar filas no caixa… Agora queremos desenvolver soluções mais robustas que possamos escalar para as demais lojas”, afirmou.

Magazine Luiza e Netshoes

Enquanto alguns querem ir para o mercado online, outros querem o físico. A loja de artigos esportivos, Netshoes, ficou famosa por oferecer produtos apenas via internet. Muitos consumidores não gostavam do fato da empresa não ter uma loja física. Em junho deste ano, a Magazine Luiza comprou a Netshoes.

O diretor da Magazine Luiza, Frederico Trajano, afirmou em entrevista, na última segunda-feira (1), que a Netshoes tem interesse em abrir lojas físicas.

O CEO fechou a compra da loja online de artigos esportivos por cerca de R$ 440 milhões, em junho deste ano.

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Juliano Passaro

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