Lucro dos acionistas controladores do GPA registra R$ 490 mi no 2T19
A maior companhia varejista do Brasil, Grupo Pão de Açucar (GPA) divulgou seu balanço do segundo trimestre deste ano. O lucro líquido dos acionistas controladores totalizou R$ 490 milhões, com uma margem de 3,7%.
“Neste trimestre o desempenho foi marcado pela bem sucedida expansão orgânica, resultando em acelerado ritmo de crescimento de vendas e aumento da rentabilidade”, disse o diretor presidente do GPA, Peter Estermann.
Por sua vez, as vendas totais alcançaram R$ 14,2 bilhões, esse valor representa um crescimento de 11,3% em comparação de mesmo período com o ano anterior.
“O desempenho do Multivarejo refletiu os desafios do ambiente de consumo e da economia, que foram marcados por um consumidor mais cauteloso. Como consequência, foram necessários maiores investimentos promocionais, o que pressionou as margens do negócio”, completou o diretor.
Além disso, Estermann conclui afirmando que as reformas estratégicas do grupo contribuíram para conquistarem esse resultado.
“O resultado das reformas e conversões de lojas contribuiu para a consistente progressão de vendas, com crescimento de dois dígitos, em linha com os objetivos de ajustes de portfólio. Apresentamos, também, importante evolução em marcas exclusivas, e avançamos nos projetos de transformação digital”, finalizou o presidente.
Resultados do GPA
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida) registrou margem de 6,8%, somatizando R$ 888 milhões. De acordo com a companhia, esse valor é devido a “continuidade de resultados consistentes no Assaí e maiores investimento promocionais no Multivarejo”.
A receita líquida registrou queda de 0,07 ponto percentual em comparação de mesmo período com o ano passado. As despesas somatizaram R$ 1.985 milhão, contra R$ 1.886 milhão em 2018.
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Por sua vez, o lucro bruto alcançou R$ 1,1 bilhão com margem de 16,7%, valor correspondente a um aumento de 0,3 p.p em relação ao ano anterior, “devido principalmente à maturação acelerada das lojas inauguradas nos últimos 2 anos. Além da maior participação de pessoas físicas no mix de vendas, sem qualquer mudança no nível de competitividade.
O EBITDA ajustado do GPA manteve o consistente crescimento apresentado nos últimos trimestres e registrou avanço de 24,4%, alcançando R$ 453 milhões e margem de 6,9%.