A bandeira Assaí, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), foi novamente a responsável por puxar a alta registrada na receita bruta do grupo em 2019, de R$ 61,5 bilhões. O valor foi 14,7% maior do que o de 2018.
Levando em conta somente o quarto trimestre, a alta da receita foi de 24%, para R$ 18,9 bilhões. Vale destacar também que a inclusão do grupo Êxito no balanço dos resultados também influenciou os números. Também é importante salientar que estes dados são preliminares.
O Êxito foi incluído na estrutura do GPA no final do mês de novembro do ano passado. A ideia era fazer com que o grupo Casino tornasse sua estrutura acionária mais simples.
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Levando em conta apenas as lojas que foram abertas há mais de um ano, o Assaí avançou 4,3% nas vendas no quarto trimestre no ano passado. Nesse mesmo período, o Pão de Açúcar teve baixa de 0,3% no indicador.
Vendas brutas
No Brasil, as vendas brutas do GPA somaram R$ 16,5 bilhões. O montante indica alta de 8,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A rede Assaí protagonizou o crescimento das vendas com alta de 19,7% ante o mesmo período de 2018, chegando a R$ 8,7 bilhões de receita bruta. Em contrapartida, as vendas do multivarejo, que inclui as marcas Extra, Compre Bem e Pão de Açúcar, caíram 2%, para R$ 7,7 bilhões.
Mudanças administrativas no GPA
O grupo comunicou que fará mudanças administrativas para acelerar os processos e ganhos de sinergia na América Latina. A informação foi divulgada pelo GPA, na última terça-feira (14), por meio de um comunicado ao mercado.
De acordo com o comunicado da empresa, o atual CEO do GPA, Peter Paul Estermann, continuará no cargo, no entanto, será responsável também pelas operações do grupo em toda a América Latina. O foco de atuação do executivo será a integração das operações na região e realização de sinergias, além da aceleração do processo de transformação digital.
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