GPA tem alta de 12,4% nas vendas no 1º tri e encosta no Carrefour

O Grupo GPA apresentou uma alta nas vendas e na receita no primeiro trimestre de 2019. O resultado faz com que o varejista encoste no seu principal concorrente, o Carrefour Brasil. Os avanços da marca Assaí são o principal motivo para o balanço positivo do grupo.

As vendas totais do Grupo GPA avançaram 12,4% do registrado no último ano e alcançou os R$ 13,8 bilhões. A receita líquida registrou R$ 12,7 bilhões no grupo. No conceito de mesmas lojas, a receita bruta subiu 7,5%.

A alta em comparação com os três primeiros meses do anterior foi de 12%. O Extra e o Pão de Açúcar (atacarejo) somaram vendas de R$ 6,38 bilhões, alta de 1,5% na comparação anual. Já o Assaí avançou 25,1%, com um total de R$ 6,33 bilhões.

O varejista está com um plano de expansão orgânica que prevê a abertura de 50 novas lojas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-1_SNAG.png

As vendas no conceito mesmas lojas aumentaram 10,7%. Na categoria multivarejo (com as marcas Extra e Pão de Açúcar), o Grupo GPA registrou alta de 4,8%.

Saiba Mais: Carrefour: vendas crescem 8,8% no 1º trimestre

Resultado Carrefour

As vendas do Carrefour Brasil registraram crescimento de 8,8% no 1º trimestre em comparação com o mesmo período de 2018 (R$ 14,16 bilhões). Na rede Atacadão, a alta foi de 13,6%, com R$ 9,5 bilhões. Já o segmento do Carrefour Varejo ficou estável.

De acordo com o Carrefour, o desempenho positivo decorreu da expansão do segmento de atacarejo. Além disso, o aumento da inflação dos alimentos também ajudou a impulsionar as vendas. No quarto trimestre do ano, o IPCA obteve uma alta de 6,5% ante uma deflação de 4,1%.

Saiba Mais: Carrefour registra lucro de R$ 636 mi no trimestre e R$ 1,660 bi em 2018

Além disso, o Grupo Carrefour Brasil obteve crescimento de 7,2% nas vendas no conceito mesmas lojas. Esse é o maior nível desde o primeiro trimestre de 2017.

A expansão do segmento dos atacados foi impulsionada pelo avanço do tíquete médio e pelos melhores preços da commodities.

O Carrefour está planejando abrir 50 lojas em 2019, sendo 20 unidades do Atacadão. O restante das lojas será nos formados Market e Express.

Saiba Mais: Carrefour Brasil estuda abrir 50 lojas em 2019

De acordo com o presidente do Atacadão, Roberto Mussnich, o Carrefour pode abrir mais unidades da varejista se houver oportunidades. “Buscamos fazer um bom equilíbrio entre aberturas em mercados onde já atuamos e abertura de lojas em novas praças”, afirmou.

Apesar dos resultados do Grupo GPA, as ações da empresa apresentaram queda de 0,3% e estão sendo negociadas a R$ 96,35. As ações do Carrefour Brasil registravam queda de 1,8%.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno