O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) o fim das restrições ao funcionamento do comércio a partir de 17 de agosto. Com isso, os estabelecimentos estarão livres em relação às taxas de ocupação e às limitações de horários.
O governador do estado, João Doria, declarou que haverá uma progressão para essa finalização de restrições. Dessa forma, o governo de São Paulo começa a liberar 80% da capacidade, com funcionamento até as 24h, a partir do dia 1º de agosto. Atualmente, o comércio tem permissão para operar até as 23h, com 60% da capacidade de ocupação.
Doria disse que a flexibilização das normas de quarentena no estado é possível neste momento graças à queda dos indicadores da pandemia em São Paulo. A taxa de ocupação de UTIs está na média 53% no estado. Na Grande São Paulo, esse número é menor: 49%.
A escolha da data para o fim das restrições pelo governo de São Paulo está atrelada à antecipação do calendário de vacinação no estado. No dia 16 de agosto São Paulo deve completar a aplicação da primeira dose de vacina para toda a população com mais de 18 anos.
Doria disse que, apesar do fim das restrições estar próximo, ainda será necessário o uso de máscaras e demais cuidados para evitar a disseminação da Covid-19.
“Devemos manter o uso de máscaras, o uso de álcool em gel, seguindo os protocolos de distanciamento e de cuidados pessoais e coletivos” afirmou o líder executivo do governo de São Paulo.
Governo de São Paulo antecipa vacinação com lote extra de CoronaVac
Anteriormente, o governo paulista tinha como meta vacinar toda a população adulta com a primeira dose de vacina até 20 de agosto. A escolha da data ocorreu depois de um acordo para a compra de mais 4 milhões de doses de CoronaVac direto da China.
Nesta quarta-feira (28), o estado entregou mais 1,5 milhão de doses da vacina do Butantan ao Ministério da Saúde. Com o lote, o total do imunizante liberado para distribuição no país supera 61,6 milhões.
Até as 12h11 desta quarta, 34.893.781 de vacinas contra a Covid-19 haviam sido aplicadas no estado de São Paulo. Desse total:
- 25.417.917 foram utilizados na primeira dose,
- 8.402.988 com segunda dose
- 1.072.822 são da aplicação única do imunizante da Janssen.
De acordo com o Vacinômetro do Portal do Governo de São Paulo, 21,08% da população estadual já completou o esquema vacinal.