Governo aumenta regras para contratação de funcionários tercerizados
O Ministério do Planejamento reformulou e aumentou as regras para a contratação de funcionários terceirizados em empresas publicas ou controladas pela União, segundo um decreto presidencial publicado hoje no Diário Oficial da União.
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As novas políticas entrarão em vigor dentro de 120 dias, após a publicação do decreto presidencial. As leis que estão em vigor valem apenas para o Executivo Federal. “ Dessa maneira, os procedimentos serão unificados em todo o serviço público”.
“As regras serão mais rigorosas na fiscalização do contrato pelo festou para o cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias por parte da empresa, como pagamento de férias e verbas rescisórias”, afirma o texto publicado no Diário da União explicando as mudanças das novas regras em relação ao decreto 2.271, de 1997.
O Ministério do Planejamento também informou que a norma impede a contratação de parentes, o nepotismo, nas atividades públicas de qualquer segmento, além de ser mais conciso em relação a outros direitos do trabalhador.
“Da mesma maneira, férias, 13° e verbas rescisórias dos trabalhadores somente serão quitados quando de fato ocorrerem” afirmou o Ministério.
Além disso, o órgão também afirmou que manteve algumas diretrizes da antiga regra, como a premissa de que a administração pública “contrata serviços e não mão de obra, afastando qualquer possibilidade de vínculo empregatício, inclusive com vedações de reembolso de salários, pessoalidade e subordinação direta”, completa.”