Governo Lula avalia aumentar poder sobre Eletrobras (ELET3) privatizada, diz jornal

O governo do presidente eleito Lula avalia aumentar o poder sobre a Eletrobras (ELET3). Mesmo com a recente privatização, a União ainda possui mais de 40% das ações da empresa. Essa possibilidade integra o relatório final do grupo de Minas e Energia da Transição, que foi obtido pelo jornal O Globo.

Segundo o documento, mesmo continuando sendo a maior acionista da companhia, “inquieta e deve ser foco de atenção a perda por parte da União da possibilidade de influenciar os rumos da Eletrobras”.

O documento ainda diz que, apesar da atual “participação acionária na Eletrobras, pelo estatuto”, a União “perderá o poder de influenciar os rumos da empresa de forma proporcional às ações que detém, o que pode implicar em prejuízo para a União”.

Diante disso, o relatório do grupo de Minas e Energia da Transição recomenda a análise da “viabilidade econômica, jurídica e política da adoção de medidas que permitam que a União tenha direito a voto proporcional ao número de ações ordinárias”.

O grupo ainda deseja solicitar à administração da empresa a postergação da realização de assembleias e outras ações estruturantes, de modo “que o novo governo tenha condição de avaliar se os interesses da União estão sendo preservados”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O relatório também destaca a necessidade de “avaliar as consequências do poder de mercado em mão de um único agente econômico privado”. Isso ao considerar que a Eletrobras aparece como a principal companhia do setor no Brasil.

Em junho deste ano, foi concluída, de modo oficial, a privatização da Eletrobras. Essa nova fase da empresa foi marcada pela estreia da empresa na bolsa de valores brasileira.

Cotação da Eletrobras nesta terça-feira

Por volta das 12h47 desta terça-feira (27), as ações ordinárias da Eletrobras operavam em baixa de 2,19%, a R$ 41,92. No pregão anterior, os ativos da empresa tinham recuado 0,76%.

Em dezembro, as ações da Eletrobras acumulam desvalorização superior a 11%. Apesar disso, no acumulado deste ano, os ativos apresentam alta próxima a 27%. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Silvio Suehiro

Compartilhe sua opinião