Governo dos EUA pode impor sanções ao petróleo da Venezuela
O governo dos Estados Unidos poderá impor sanções contra a Venezuela, caso a situação política do país piore ainda mais. O alvo seria o setor de petróleo do país latinoamericano, vital para a economia venezuelana. A informação é da Reuters.
Segundo a agência, autoridades americanas consideram implementar uma série de medidas. Uma delas é restringir as importações de petróleo da Venezuela. Estuda-se chegar até mesmo a uma proibição total da commodity.
Saiba mais: Brasil reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela
Saiba mais: Chefe do Legislativo se declara presidente interino da Venezuela
O objetivo de Donald Trump é punir o governo de Nicolás Maduro, que assumiu no começo do mês um controverso segundo mandato. A democracia do país se deteriorou e a crise econômica levará ao êxodo de mais de cinco milhões de venezuelanos em 2019, estima a ONU.
A decisão do governo americano não foi concluída, mas Washington acompanha de perto as manifestações que levaram milhares de cidadãos às ruas de Caracas nesta quarta (23). Durante os protestos, inclusive, o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, fez um pronunciamento aos manifestantes, reafirmando que se autodeclara o presidente interino da Venezuela.
Imediatamente após a declaração de Guaidó, Donald Trump o reconheceu como chefe de Estado legítimo do país e conclamou outras nações do Ocidente a fazer o mesmo. Durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em conjunto com líderes de Colômbia, Peru e Canadá. Todos eles reconheceram Guaidó como o novo presidente da Venezuela. O líder venezuelano diz que fará um governo de transição, para garantir que sejam feitas eleições diretas para escolher quem irá ocupar efetivamente a cadeira da presidência da república.