O Google (NASDAQ: GOOG) foi multado pelo governo da Bélgica em US$ 681,4 mil (cerca de R$ 3,7 milhões) por ter sido “grosseiramente negligente” em não remover links que levavam a páginas com informações falsas. A informação foi revelada nesta terça-feira (14).
A autoridade de privacidade belga processou o Google por não excluir os links para artigos que envolviam incidentes de assédio não comprovados há mais de uma década referentes a um representante não revelado da União Europeia (UE).
Segundo o governo belga, a multa aplicada à gigante da tecnologia foi a mais alta já imposta na história. A autoridade governamental disse que a vítima das informações falsas “desempenha um papel na vida pública belga”, e que a existência dos links não removidos se tratava de uma “rotulagem política”.
Desde 2014, o Google enfrenta diversos reguladores de privacidade europeus em casos similares. Os processos consistem na mesma natureza: links para artigos ou notícias que retratam inverdades sobre indivíduos públicos, com o intuito de atacar sua reputação.
Em resposta à “Bloomberg”, a companhia disse que não acreditava que o caso belga se enquadraria nos critérios do Tribunal de Justiça Europeu. “Pensamos que era do interesse do público que esse relatório permanecesse disponível”.
A Alphabet, controladora da empresa, informou que pretende contestar a decisão do governo da Bélgica em tribunal. A holding reitera que trabalhou “para encontrar um equilíbrio sensato e de princípios entre os direitos das pessoas de acesso à informação e privacidade”.
Consultoria diz que Google pode ter queda da receita em 2020
O Google poderá ter uma contração em sua receita de anúncios devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi relevada pela consultoria eMarketer, escritório de pesquisa de mercado que fornece informações e tendências relacionadas ao marketing digital, mídia e comércio.
Desde que começou a acompanhar o desempenho da empresa, em 2008, o eMarketer registrou crescimento de dois dígitos a cada ano, com exceção do período da crise financeira do subprime. Mesmo a gigante da tecnologia não divulgando essas informações, a consultoria estima que esse segmento da receita deverá cair em 2020.
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Diferentemente de 12 anos atrás, a pandemia fez com que os gastos com marketing de alguns dos maiores anunciantes do Google fossem cortados, como empresas do setor de turismo. Segundo a consultoria, também não é claro como esses anunciantes vão se portar após a pandemia.
Segundo a consultoria, a receita bruta de publicidade do Google nos EUA cairá 4% em 2020. O mercado de publicidade on-line estadunidense, entretanto, deve cair de forma mais acentuada, 7%.
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