Google (GOGL34) é a marca mais influente do Brasil, segundo a Ipsos; veja o ranking completo
Em sua nona edição, o estudo “The Most Influential Brands” no Brasil, realizado pela Ipsos, um dos maiores institutos de pesquisa de mercado do mundo, apontou quais são as marcas mais influentes para os brasileiros. O Google (GOGL34) se consagrou bicampeão e encabeçou a lista pelo segundo ano consecutivo.
As empresas de tecnologia reforçaram a sua relevância no cotidiano do País e levaram oito das dez primeiras posições do ranking. Depois do Google, o top 3 é composto por Samsung e YouTube – que também figuraram em 2020, na terceira e segunda posição, respectivamente.
A Ipsos analisou seis dimensões para avaliar a influência das marcas: Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social, Engajamento Online e o desempenho de cada uma durante a pandemia por meio de uma dimensão denominada Covid.
Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, destaca que o objetivo da pesquisa não é indicar posições de marcas no mercado, mas entender a real influência que essas empresas têm na vida dos brasileiros. Segundo ele, marcas influentes são vistas e ouvidas – porém, ser vista também é influenciar, inspirar e estimular o engajamento do seu consumidor.
“Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”, diz Calliari.
Top 10 marcas mais influentes no Brasil
- Samsung
- YouTube
- Netflix
- Americanas
- Amazon
- Facebook (Meta) e Mastercard (empatadas)
- Natura e Nestlé (empatadas)
- Mercado Livre
- Microsoft
Neste ano, o ranking é composto por dois nomes nacionais por fortes motivos: a Americanas (AMER3) foi um dos maiores destaques na dimensão de Engajamento Online e a Natura (NTCO3), a marca mais associada à Responsabilidade Social, entre todas as analisadas na pesquisa.
Enquanto Google, Samsung e YouTube revezam o top 3 pelo segundo ano, o Boticário e Colgate, que estavam na última pesquisa, perderam espaço em 2022.