Relatório de Impacto Econômico divulgado pelo Google (GOGL34), nesta quinta (22), revela que suas ferramentas de busca e publicidade, incluindo o Google Play e o YouTube, chegaram a movimentar cerca de R$ 67 bilhões em atividade econômica no Brasil, durante 2020. O montante é 30% superior do que o apurado no ano anterior.
Mais de 207 mil empresas, publishers, organizações sem fins lucrativos, criadores de conteúdo e desenvolvedores de todo o país contrataram as ferramentas de publicidade da companhia, do Google Ads e do Google AdSense, segundo o documento.
Esse aumento, de acordo com a companhia controlada pela Alphabet, foi resultado da necessidade de empreendedores e organizações precisarem se reinventar para sobreviver em um momento de pandemia, apostando no digital.
“As empresas aceleraram sua digitalização durante a pandemia e estão colhendo os resultados, provando que a internet é, cada vez mais, uma ferramenta de propulsão da atividade econômica”, disse Fábio Coelho, presidente da companhia no Brasil, em nota.
França multa Google em US$ 593 milhões
Na última semana, o Google foi multado em US$ 593 milhões pela Autoridade de Competição da França.
A gigante de serviços online teria violado determinação do governo ao não negociar acordos pagos com editores de notícias na internet. Isso aumentou a pressão sobre a empresa em uma luta global sobre como e se as companhias de tecnologia devem pagar pelos conteúdos editoriais de terceiros.
O regulador francês acusou a companhia de violar uma ordem de abril de 2020 de que a sua controladora, a Alphabet, deveria negociar com o veículos donos do conteúdo o direito de mostrar trechos das notícias em seus resultados de busca.
Esses pedidos vieram após reclamações de editores de que o Google estava evitando a implementação de uma nova diretiva de direitos autorais da União Europeia.
Cotação
No fechamento desta quinta-feira (22), o BDR da Alphabet (GOGL34), dona do Google, fechou em alta de 1,05%, valendo R$ 89,28.
Com informações da Agência Brasil