Google (GOGL34) não criará identificadores alternativos após fim dos cookies de terceiros no Chrome

O Google (GOGL34) anunciou nesta quarta-feira (3), que a médio prazo seu navegador não irá permitir que os sites usem cookies de terceiros para rastrear as atividades de cada usuário. Além disso, a gigante de tecnologia informou também que não irá utilizar nenhuma ferramenta que permita identificação individual online para fins publicitários.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Em 2019, o Google havia informado sua intenção de eliminar do Chrome os cookies de terceiros que ajudam os anunciantes a localizar os clientes por meio de anúncios de sites que eles visitaram anteriormente e, monitorar quais anúncios os convenceram a comprar.

“Estamos deixando explícito que, uma vez que os cookies de terceiros sejam eliminados, não construiremos identificadores alternativos para rastrear indivíduos enquanto navegam na web, nem os usaremos em nossos produtos”, anunciou o diretor de gerenciamento de produtos do Google, David Temkin.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na prática, o navegador Google Chrome não vai deixar que todos os sites na internet exibam anúncios do último produto que o usuário pesquisou.

Essa iniciativa, chamada como ‘Privacy Sandbox’, segundo a empresa, visa lidar com as preocupações que as pessoas têm sobre como sua identidade pessoal é usada. Temkin disse que o Google usará apenas “tecnologias de preservação de privacidade, que dependem de métodos como anonimização ou agregação de dados”.

Os cookies são pequenos códigos que os sites fornecem ao navegador do visitante e permanecem enquanto a pessoa visita outro sites. Eles podem ser usados para rastrear usuários em vários sites, para direcionar anúncios e ver como eles atuam.

Apesar de não usar cookies, a medida do Google não se trata de fim da publicidade nos sites

O Google afirmou que existem outras ferramentas que estão sendo testadas, como recursos que tornam os contatos anônimos ou que só agregam dados, para que a publicidade possa ser ofertada. Desse modo, os anúncios deixam de ser exibidos em baseados em comportamentos individuais, mas em comportamentos coletivos.

A empresa disse que vai trabalhar com APIs ferramenta de coleta de informação que não rastreia todos os dados dos usuários. “Em vez disso, nossos produtos da web serão alimentados por APIs que preservam a privacidade, que evitam o rastreamento individual e ainda fornecem resultados para anunciantes e editores”, informou o Google.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno