O Google enfrenta problemas técnicos em vários países do mundo, inclusive no Brasil nesta manhã, com os usuários reportando dificuldades para acessar serviços como o Gmail, Youtube, o buscador Google, o Google Drive.
De acordo com o site Downdetector, 88% dos problemas reportados pelos usuários eram relativos a log-in e outros 11% relativos a buscas. Os relatos sobre problemas com serviços da empresa começaram por volta de 8h30, e atingiram um pico de 14.322 queixas às 8h53.
Ao tentar entrar no gmail, os usuários encontram uma mensagem de erro temporário (500). “Sua conta está temporariamente indisponível. Lamentamos o transtorno e sugerimos que você tente novamente em alguns minutos”, diz o site.
Ainda segundo o Downdetector, o Google caiu com mais intensidade na Europa e nos Estados Unidos. Índia, Japão e a região Sudeste do Brasil tamém eram apontados como locais com maior incidência de problemas.
Confira no mapa:
Problemas chamaram atenção
Por volta das 9h, o tema estava entre os primeiros assuntos mais comentados no Twitter, com usuários compartilhando suas dificuldades com o Google fora do ar.
Confira alguns dos comentários dos brasileiros sobre o problema:
Se liga no spike do gráfico de reclamações #googledown https://t.co/YSVunhzxb2
— Cauê Fabiano (@Cauefabiano) December 14, 2020
Todos los servicios de Google con problemas ahora mismo pic.twitter.com/CiHPQa1CCN
— libertadorcarrasco (@libertadorcarr1) December 14, 2020
Google updates the current status of the services pic.twitter.com/yL4pYsnijA
— Christopher (@404_christopher) December 14, 2020
Google voltou por volta de 9h30
Por volta de 9h30, o serviço de email voltou a funcionar, mas destacava que o Gmail estava temporariamente impossibilitado de acessar os Contatos.
No painel de status do Google Workplace, todos os serviços constavam como normalizados às 10h.
A empresa foi criada por Larry Page, em 1996, mas se chamava inicialmente de BackRub. O nome foi alterado para Google pouco tempo depois, em 1998. Hoje, é a quarta marca mais valiosa do mundo, com valor de US$ 323,6 milhões.
Procurada pelo SUNO Notícias, a assessoria de imprensa do Google no Brasil ainda não se pronunciou.
(Mais informações em instantes)