Ícone do site Suno Notícias

Golpes nas compras de Natal: Saiba como se proteger e evitar prejuízos

Compras de Natal: Saiba como se proteger de golpes. Foto: Unsplash

Saiba como se proteger de golpes. Foto: Unsplash

Com a segunda parcela do 13º salário, milhares de brasileiros vão ao varejo de rua, shoppings e e-commerce em busca das compras para o Natal. Contudo, quadrilhas aproveitam esse período para aplicarem golpes financeiros. Por isso, os consumidores devem redobrar os cuidados com o dinheiro.

A aglomeração e a distração na hora de pagar compras em comércios de rua criam o ambiente ideal para que golpistas descubram a senha e troquem o cartão nesta época de Natal.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que, nesta época do ano, também são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas de buscas e stories de redes sociais.

“Os artifícios são inúmeros, como mensagens que afirmam que a conta do cliente está irregular, o cartão que ultrapassou o limite ou ainda a necessidade da atualização de token. Com informações pessoais dos clientes em mãos, os bandidos fazem transações, burlam bloqueios de segurança e desbloqueiam novos cartões”, alerta o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.

A entidade e os bancos têm feito campanhas e ações de conscientização em canais de comunicação com os clientes para orientar a população a se prevenir de fraudes.

Dicas de segurança contra golpes no Natal

No ambiente virtual:

Em lojas físicas, shoppings e comércios de rua:

Com essas dicas, é possível prevenir golpes e realizar as tradicionais compras em segurança.

Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile