Uma suposta plataforma de “negócios online” denominada GoldPrime oferece ganhos exorbitantes e irreais de até 200% em um período de 20 dias úteis. Especialistas em mercado financeiro, da Suno Research, já alertaram sobre promessas de retornos altos em um curto período. De acordo com eles, em sua maioria, essas empresas são fraudulentas.
A GoldPrime possui cerca de 1000 seguidores na rede social Instagram e diz ser “100% legalizada”, além de ter um suposto “certificado na Receita Federal”.
A GoldPrime diz em seu site que é a “melhor empresa de investimentos do Brasil”. “Nossa plataforma é totalmente diferenciada de outros negócios existentes no mercado. Através deste negócio espetacular, você poderá ganhar de 20% até 200% de lucro de forma rápida e segura”, informa a suposta companhia. Apesar disso, a companhia sob o CNPJ 37.532.790/0001-66 é registrado junto à Receita Federal como tendo como atividade principal o negócio de “salas de acesso à internet”. E, como atividade secundária, “Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente”.
Em seu site, a companhia afirma que os supostos investimentos dos clientes na GoldPrime são feitos por diversas formas como por meio de criptomoedas, reais e “saldo Gold”.
A companhia diz ter traders capacitados e robôs de investimentos que “trabalham enquanto os traders descansam”. Com isso, a empresa diz que tem o poder de gerar ganhos aos seus clientes durante as 24 horas do dia.
Características de pirâmide financeira
A GoldPrime oferece ganhos por indicação e bônus para ‘líderes formadores de rede’. Esta é uma das características mais comuns de companhias que atuam no esquema de pirâmide financeira.
A suposta empresa também oferece prêmios como forma de recompensa a cada ‘nível’ que o cliente atinge, o que também é comum em pirâmides financeiras.
O esquema de pirâmide financeira é utilizado por empresas fraudulentas que prometem dinheiro fácil e a curto prazo. Atuar no modelo de pirâmide financeira é um crime contra a economia popular, lei nº 1.521/1951. O crime se enquadra em “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes)”. A GoldPrime é liderada por Paulo César da Silva, que se diz trader e empresário. O Suno Notícias tentou contato com a empresa, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.