A Gol Linhas Aéreas (GOLL4) registrou prejuízo líquido de R$ 171,1 milhões no terceiro trimestre deste ano.
Em 2018, a companhia havia registrado um prejuízo de R$ 433,1 milhões. Desse modo, o resultado do trimestre representa uma queda de 60,5%. No comentário dos resultados, a Gol avaliou que sua “expansão foi sustentável durante o terceiro trimestre”.
O prejuízo atribuído aos acionistas totalizou R$ 242 milhões em setembro, baixa de 54,6% em relação ao mesmo período no ano anterior.
O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve alta de 109%, para R$ 1,14 bilhão. A margem Ebtida subiu 11,8 pontos percentuais, alcançando 30,7%.
O lucro operacional (Ebit) teve alta de 186,7%, alcançando R$691,9 milhões no terceiro trimestre. A margem Ebit ficou em 18,6%, o resultado é devido ao “forte controle de custos e gestão de capacidade e de yields“.
A companhia reiterou que apesar do fim de contrato com a norte-americana Delta Airlines as receitas alcançaram recorde histórico.
A receita líquida ficou em R$ 3,71 bilhões, alta de 28,3% em comparação com o mesmo período no ano passado. A receita operacional líquida por assento e por quilômetro ofertado avançou, Rask, 19,2%, para R$ 0,28. Por sua vez, o Cask, custo unitário baseado no custo por assento e quilômetro ofertado ficou em 5,8%, para R$ 0,23.
“A Delta Airlines recentemente anunciou seu plano para encerrar sua parceria conosco. As receitas dos acordos representaram cerca de 0,3% do total da Gol. A receita líquida registrou recorde trimestral”, salientou a companhia.
Além da divulgação dos resultados, a Gol informou algumas alterações em suas projeções.
Segundo a companhia, a estimativa de lucro por ação para 2019 foi reduzida para R$ 0,90. A expectativa anterior estava entre R$ 1,40 e R$ 1,70.
A empresa reduziu de R$293 milhões para R$ 290 milhões a previsão de participação dos minoritários. Por sua vez, a previsão de lucro por recibo de ação passou de US$ 0,80 e US$ 0,95 para US$ 0,45.
A receita líquida foi a única previsão que foi elevada. A Gol estima chegar a R$ 13,7 bilhões, esse valor é R$ 200 milhões acima do previsto. No demais, as previsões permaneceram as mesmas.