A Gol (GOLL4) está buscando um financiamento de aproximadamente US$ 950 milhões, segundo informações da Bloomberg.
A notícia é divulgada antes do anúncio de que a Gol vai pedir recuperação judicial nos Estados Unidos – procedimento conhecido como Chapter 11.
A companhia aérea, que contratou a Seabury Capital para auxiliar em uma revisão mais abrangente de sua estrutura de capital em meados de dezembro, precisará de um empréstimo do tipo DIP (debtor-in-possession).
A Gol passou por várias rodadas de reestruturação desde o início da pandemia. Atualmente, a empresa busca um acordo com os detentores de seus títulos de dívida, ao mesmo tempo em que tenta renegociar acordos com os credores nas operações de leasing.
Gol tem caixa abaixo de R$ 1 bilhão e dívidas de curto prazo de R$ 2,9 bilhões
Contudo, além de a empresa enfrentar custos relativamente elevados e ter um patamar de endividamento considerado alto, há a dificuldade em rentabilizar sua operação em meio à retomada dos voos no Brasil – dados os atrasos nas entregas de aeronaves 737 Max da Boeing em 2023.
No início deste mês, a Abra – holding que controla Gol e Avianca – realizou reuniões com credores para iniciar negociações na tentativa de reequilibrar seu balanço.
Segundo os dados da Fitch, as dívidas e compromissos financeiros da Gol de curto prazo somavam R$ 2,9 bilhões em setembro de 2023.
O caixa da Gol fechou em R$ 905 milhões no período.