Passagens da Gol (GOLL4) vão ficar mais caras durante a recuperação judicial? Analista explica
O processo de recuperação judicial da Gol (GOLL4) pode deixar as passagens aéreas da companhia mais caras, segundo o analista CNPI da Suno Research, José Daronco.
Enquanto a recuperação judicial da Gol se encaminha, após aprovação na Justiça dos Estados Unidos na última sexta-feira (26), o mercado ainda poderá ver uma alta no preço do transporte aéreo.
“O mercado está com uma demanda robusta, mas do lado da oferta, as companhias aéreas estão muito resistentes a aumentar o número de viagens ou de assentos. Quando a demanda é muito maior que a oferta, o preço sobe”, aponta Daronco em entrevista ao Suno Notícias.
Além disso, o analista ressalta que existem outros dois fatores que também estão apertando a Gol (GOLL4) e outras companhias do mercado aéreo:
- Alta no preço do querosene para as viagens;
- Aumento no custo capital de empresas aéreas, ou seja, está mais caro para o setor tomar empréstimos.
Dívidas da Gol (GOLL4) chegam a R$ 20,3 bilhões
A dívida da Gol (GOLL4) somava, no final de 2023, cerca de R$ 20,176 bilhões, conforme divulgou a companhia nesta segunda-feira (29).
A Justiça americana, entretanto, foi informada de ativos de US$ 3,5 bilhões e US$ 8,3 bilhões em passivos no final de 2023. Do total, US$ 4,2 bilhões são dívidas com financiamento em aberto. Descontando os ativos, a dívida líquida chega a R$ 4,8 bilhões.
O endividamento de companhias aéreas como a Gol (GOLL4), Azul (AZUL4) e Latam não são novidade.
Conforme explica o analista da Suno Research, as cias aéreas sempre operaram com dificuldade no Brasil, devido à volatilidade do mercado. “As empresas do setor aéreo estão com a maior parte de seus custos dolarizados, mas a receita delas é em real. Por isso, se estão em um cenário em que o dólar dispara, existe um descasamento muito grande de custo e despesas”, aponta Daronco.
Apesar disso, a atual dívida da Gol (GOLL4) não é apenas uma herança histórica, dado que foi ainda mais aprofundada na pandemia.
“A Gol sofreu bastante na pandemia, ela estava com um passivo [dívida] muito elevado e que não consegue digerir, a despeito de um cenário mais favorável para companhias aéreas“, ressalta Daronco. Para o analista, mesmo diante da demanda mais volumosa e com os preços de passagens aéreas batendo máximas, a maioria das empresas têm passivos a descoberto, ou seja, dívidas maiores que sua receita e que não conseguem pagar.
Recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos
A preferência do pedido de RJ da Gol “migrar” para os Estados Unidos, em vez de acontecer em território nacional, também tem seus motivos:
“O pedido de recuperação judicial nos EUA, ao invés do Brasil, reside no fato de que a legislação americana é muito mais moderna e ágil, o que facilita uma recuperação bem sucedida.” aponta Daronco.
O analista menciona como exemplo o caso da Latam, processado no Brasil: “o judiciário acaba não tendo a agilidade esperada, o que causa muitos prejuízos e, inclusive, prejudica a recuperação das empresas.”
Cotação de GOLL4
Há menos de uma semana desde o pedido e aprovação da RJ da Gol, o mercado já se antecipou e os papéis GOLL4 acumularam uma queda de mais de 20% no último pregão desta segunda-feira, sendo negociadas a cerca de R$ 3,00.
Na segunda-feira (29), a B3 ainda informou as ações da companhia aérea serão removidas de seus índices, incluindo o Ibovespa, em virtude do pedido de RJ, “bem como das demais repercussões no mercado”.
“A Gol terá seus títulos excluídos dos índices IBOV, IBRA, IBXX, ICO2, IDVR, IGCT, IGCX, ITAG, IVBX e SMLL ao seu preço de fechamento após o encerramento do pregão regular” de 30 de janeiro de 2024, comunicou a operadora da bolsa.
Cotação goll4