Gol (GOLL4), GPA (PCAR3) e Eletrobras (ELET3) chamam a atenção do mercado financeiro
A Gol (GOLL4) está entre os principais destaques do mercado financeiro desta terça-feira (6). A empresa divulgou os resultados prévios de tráfego no mês de agosto.
Outro tema que está no radar dos investidores é o GPA (PCAR3), que tem a pretensão de se segregar Grupo Éxito, com distribuição de 83% de suas ações da companhia.
Um dos destaques do mercado financeiro também é a Eletrobras (ELET3). A empresa informou que a eleição de um conselheiro se tornou sem efeito, enquanto a companhia avalia mudança no estatuto.
Veja os destaques do mercado financeiro de hoje (6):
Gol divulga resultados prévios de tráfego de agosto
A Gol divulgou os resultados prévios de tráfego de agosto de 2022. Entre os principais destaques do relatório, está o aumento de 43,9% da oferta total (ASK) da companhia, quando se compara com o mesmo mês do ano passado.
O total de assentos cresceu em 41,4% em relação a agosto de 2021 e o número de decolagens da Gol evoluiu 44,9% ano a ano. Já a demanda total (RPK) da empresa aumentou em 46,3% na comparação anual, enquanto a taxa de ocupação foi 81,5%.
No mercado doméstico, a oferta (ASK) da Gol aumentou 29,7% nesse período e a demanda (RPK) cresceu em 31,7%. A taxa de ocupação doméstica da companhia foi 81,4%.
O volume de decolagens da Gol aumentou 39,1% e o total de assentos cresceu 36,1% na comparação anual. Enquanto isso, no mercado internacional, a oferta (ASK) foi de 323 milhões, a demanda (RPK) da companhia foi 266 milhões e a taxa de ocupação foi 82,3%.
GPA estuda segregar Grupo Éxito
O conselho de administração do GPA tomou conhecimento do resultado de estudos preliminares para a potencial segregação da companhia e do Éxito, controlada do GPA.
A Éxito é uma companhia colombiana que possui registro de companhia aberta e listagem na Bolsa de Valores da Colômbia (BVC).
A transação deve consistir na segregação de GPA e Éxito por meio de uma redução de capital de GPA.
Essa transação seria feita com a distribuição de aproximadamente 83% das ações do Éxito atualmente detidas pelo GPA aos seus acionistas. Depois da distribuição das ações, o GPA ainda manteria uma participação minoritária de cerca de 13% no Éxito, com potencial de monetização no futuro.
A transação vai acontecer por meio da distribuição proporcional aos acionistas de GPA de ações ordinárias do Éxito, inclusive na forma de Brazilian Depositary Receipts nível II (BDRs) e American Depositary Receipts nível 2 (ADRs), que são ambos lastreados em ações ordinárias de emissão do Éxito.
Eleição de conselheiro da Eletrobras se torna sem efeito
Outro destaque do mercado financeiro é a Eletrobras. A companhia afirma que Carlos Augusto Leone Piani, que foi eleito conselheiro de administração na 182ª assembleia geral extraordinária de acionistas da Eletrobras, não compareceu à companhia, no prazo legal de 30 dias, para assinar o termo de posse.
A eleição de Carlos Augusto Leone Piani ocorreu na assembleia realizada no dia 5 de agosto de 2022 Por conta do não comparecimento, a nomeação de Piani se torna sem efeito, conforme previsto na Lei das Sociedades Anônimas.
A Eletrobras está conduzindo trabalho interno com o objetivo de submeter aos seus acionistas uma nova proposta de reforma de seu estatuto social. O intuito é adequá-lo às melhores práticas do mercado e de governança corporativa.
Um dos ajustes do estatuto que está em avaliação é o estudo da possibilidade de reduzir o número de membros do conselho de administração, que passaria dos atuais 11 para 9 membros.
Assim, Gol, GPA e Eletrobras são os principais destaques do mercado financeiro do SUNO Notícias, que informa diariamente os principais acontecimentos do dia.