A Gol (GOLL4) anunciou na noite de ontem (3) que a Abra, holding criada para administrar as operações da aérea e da Avianca, fará o financiamento de US$ 1,4 bilhão em sênior notes com vencimento em 2028.
Segundo o fato relevante publicado, o financiamento teve como garantias a propriedade intelectual e marca da Smiles, programa de fidelidade da companhia. Além disso, outra garantia ao financiamento é o penhor compartilhado sobre a propriedade intelectual da Gol, bem como marca e peças sobressalentes.
No mês passado, a empresa anunciou a reestruturação de sua dívida junto à Abra. Segundo o comunicado da época, a reestruturação da dívida da Gol prevê a injeção de pouco mais de US$ 400 milhões e troca de bonds.
Essa troca envolve papéis de todos os vencimentos da Gol que circulam no mercado – bonds 2024, 2025, 2026 e os perpétuos – por novos que serão emitidos pela Abra e terão vencimento em 2028.
Vale dizer que a Abra foi assessorada pelo Bank of America Securities, Evercore e Milbank, enquanto a Gol contou com a assessoria do Lefosse. Por fim, o Ad-Hoc Group foi assessorado pelo Rothschild & Co., Dechert e Padis Mattar.
Resultados da Gol em fevereiro
Em fevereiro, a taxa de ocupação total da Gol cresceu 2,2 pontos porcentuais (p.p.) em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo os dados prévios de tráfego da aérea, a oferta total (ASK) avançou 13,8% no comparativo entre os períodos, contudo a demanda total de passageiros (RPK) recuou 17%.
O resultado prévio de tráfego da Gol ainda mostra que no mês de fevereiro, a oferta no mercado doméstico apresentou uma alta de 6,2%, enquanto a demanda cresceu em 9,2% na comparação com o ano passado. Ao todo, foram mais de 2,1 milhões de passageiros transportados.
Já a taxa de ocupação doméstica da Gol foi 83% — alta de 2,6 pp em relação a igual mês de 2022. Já o volume de decolagens aumentou 17% e o total de assentos cresceu 16,4%.
Com a retomada gradual das operações fora do Brasil, a Gol apresentou avanços nos indicadores em fevereiro. A oferta da Gol no mercado internacional apresentou uma alta de 6,2%, enquanto a demanda cresceu em 9,2% na comparação com o ano passado. Ao todo, foram mais de 2,1 milhões de passageiros transportados.
Confira em detalhes os resultados operacionais da Gol em novembro na tabela abaixo: