Gol (GOLL4): endividamento chega a R$ 20,1 bilhões no quarto trimestre
Em fato relevante divulgado na manhã desta segunda-feira (29), a Gol (GOLL4) informou que encerrou o quarto trimestre de 2023 com endividamento de R$ 20,176 bilhões, praticamente estável em relação ao trimestre anterior, quando o indicador registrou R$ 20,227 bilhões (queda de 0,25%).
Ainda de acordo com a Gol, os ativos, segundo dados não auditados, somavam R$ 16,832 bilhões no período em questão, e o patrimônio líquido estava negativo em R$ 23,350 bilhões.
Na última quinta-feira (25), a companhia aérea entrou oficialmente com um pedido recuperação judicial nos Estados Unidos, em procedimento chamado de Chapter 11. No dia seguinte, a Justiça de Nova York autorizou a solicitação.
O processo de recuperação judicial da Gol iniciado nos EUA inicia com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões, na modalidade debtor in possession (“DIP”) por membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders da Abra – holding que controla a Gol – e outros detentores de bonds da Abra.
Gol (GOLL4) perde valor de mercado após entrar em recuperação judicial nos EUA
Na última sexta-feira (26), as ações da Gol (GOLL4) caíram 8,07%, a R$ 5,92, a maior queda do Ibovespa no dia e que significou uma perda de R$ 179,31 milhões no valor de mercado da Gol. A empresa passou a valer R$ 1,99 bilhão, ficando abaixo de R$ 2 bilhões pela primeira vez desde março de 2023.
Segundo consta no pedido de recuperação judicial protocolado no Tribunal de Falências dos Estados Unidos do Distrito Sul de Nova York, a Gol possui compromissos financeiros com 50 mil a 100 mil credores.
Os principais credores incluem o BNY Mellon, com o qual a aérea tem dívidas financeiras, o Comando da Aeronáutica (por serviços de controle de tráfego aéreo e auxílio de navegação) e a Vibra (VBBR3). Além disso, dentre os maiores credores da companhia aérea também está a fabricante de aeronaves Boeing (BOEI34).
O número de credores informado ao tribunal no âmbito do pedido de recuperação judicial deriva de um levantamento interno da Gol.
Conforme os dados da companhia, a dívida da Gol, no total, fica entre US$ 1 bilhão (R$ 4,92 bilhões) e pode chegar a US$ 8,3 bilhões (R$ 40,8 bilhões).
Fitch acompanha S&P e rebaixa rating da Gol
A Fitch Ratings rebaixou a nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira da Gol Linhas Aéreas de “CCC-” para “D”, em meio à reestruturação da dívida pelo Chapter 11 do Código de Falência dos Estados Unidos. Mais cedo, a S&P Global Ratings já havia tomado decisão semelhante.
A Fitch reconhece que a empresa registrou uma melhora em métricas operacionais desde a pandemia de covid-19, mas explica que o aumento dos pagamentos de arrendamentos (lease) e os juros elevados pressionaram a geração de fluxo de caixa, o que torna o perfil de dívida insustentável.
A agência estima que o passivo total da Gol era de R$ 20,3 bilhões no terceiro trimestre, a maior parte resultante de títulos estrangeiros.
Desempenho das ações de Gol
Cotação GOLL4