A demanda por voos da Gol (GOLL4), medida por passageiros por quilômetros pagos transportado (RPK, na sigla em inglês), cresceu 36,8% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2020. Os dados constam na prévia de tráfego de setembro, divulgada pela companhia aérea na terça-feira (05).
Assim como a demanda, a oferta de voos da Gol, medida por assento por quilômetro oferecido (ASK, na sigla em inglês), aumentou 38,1%, também em comparação com o mesmo período do ano passado.
Já a taxa de ocupação em setembro foi de 79,1%, queda de 0,8% ponto porcentual na comparação anual.
No mês passado, a Gol transportou 1,6 milhão de passageiros no mercado doméstico, aumento de 47,8% ante setembro do ano passado. As decolagens domésticas somaram 12.317 no mês, avanço de 51,7% na base anual.
No mercado internacional não há dados, visto que a companhia aérea não realizou voos para fora no mês de setembro.
No acumulado do ano, a demanda avançou 18,7% no mercado doméstico e a oferta subiu 17% em comparação com o mesmo período de 2020. Até setembro, a taxa de ocupação atingiu 81,6%, alta de 1,2 ponto porcentual no comparativo anual.
Na análise da Ativa Investimentos, a oferta cresceu em ritmo superior ao demanda, provocando queda no fator de ocupação. Além disso, eles ressaltam que os números se dão sobre base deprimida, o que deve mitigar os efeitos da notícia no mercado, tendo uma recepção mais branda.
Gol compra 250 aeronaves elétricas do tipo eVTOL
De olho na evolução dos negócios em busca de “carros voadores”, a Gol foi atrás da sua própria malha de aeronaves elétricas do tipo eVTOL. A companhia aérea assinou um protocolo de intenções com a Avolon para comprar ou arrendar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, similares às da Embraer (EMBR3).
A previsão para o início das operações está para meados de 2025. A aérea acrescentou que sua controladora, o grupo Comporte, “está provendo os recursos requeridos para o investimento no projeto”.
De acordo com a Gol, a companhia utilizará sua expertise em aviação para desenvolver a malha aérea desses modelos utilizando as aeronaves VA-X4 eVTOL, disse citando o modelo criado pela empresa britânica Vertical Aerospace.
“A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a Gol iniciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025″, conclui comunicado.
Leia mais:
Última cotação
Após o pregão de terça-feira (05), a cotação da Gol no Ibovespa fechou em queda de 3,17%, com as ações preferenciais GOLL4 valendo R$ 20,17.
Nos últimos 12 meses, os papéis da Gol zeraram as perdas e acumulam ligeira alta de 0,95%, sendo negociados a R$ 29,03 na máxima e a R$ 15,35 na mínima.
Com informações de Estadão Conteúdo.