A Gol (GOLL4) divulgou nesta sexta-feira (5) os números prévios de tráfego do mês de outubro de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020.
A empresa destacou no comunicado que “no mercado doméstico, a demanda (RPK, sigla para passageiros por quilômetro transportados) para os voos da Gol aumentou em 13,9% e a oferta (ASK, assentos por quilômetro) aumentou em 5,3%”.
A taxa de ocupação doméstica da Gol foi de 84,3%, um aumento de 6,4 pontos percentuais em relação a outubro de 2020, que registrou 77,9%. A GOL transportou 1,9 milhão de passageiros no mês, um aumento de 23,4% sobre outubro de 2020.
Para os dados de tráfego no acumulado do ano, a Gol também teve resultados melhores. Até outubro de 2020, a empresa registrou 98.698 decolagens, enquanto no mesmo período neste ano anotou 101.815, o que representa alta de 3,2%.
No entanto, o tráfego UDM (Vendas sobre Oferta nos Últimos Doze Meses) foi menor que o do ano passado. O indicador registrou 127.645, enquanto no ano anterior o valor atingiu 145.149, tendo assim uma queda de 12,1%.
GOL quer retomar voos internacionais e aumentar demanda em 10%
Na última segunda (1º), a Gol anunciou que pretende aumentar sua malha aérea em novembro para 460 voos diários, alta 10% em relação a outubro. Em dias de pico, serão 552 saídas diárias.
Em novembro, haverá a retomada das operações da Gol em três importantes mercados internacionais: Montevidéu, no Uruguai, Cancún, no México, e Punta Cana, na República Dominicana.
Para os feriados de Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15), a aérea vai ofertar, no total, 210 voos extras.
No período de 28 de outubro a 3 de novembro, o aumento vai chegar a 48 voos na malha vigente, adicionando mais de 9 mil assentos nesses dias. Para suprir a demanda de 15 de novembro, haverá 60 voos especiais da Gol que resultam em 11 mil assentos complementares.
“A malha de novembro tem forte viés de retomada e supre não só destinos de lazer, muito procurados nesta época do ano, sobretudo no Nordeste, mas também o fluxo regional e interestadual relacionado às viagens de negócios, que igualmente vêm crescendo com o avanço da vacinação”, afirma em nota o gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da Gol, Bruno Balan.