Gol (GOLL4) perde crédito com distribuidoras e tem que pagar combustível à vista, diz jornal
Em meio a rumores de que estaria se preparando para entrar com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, a Gol (GOLL4) perdeu o crédito junto a distribuidores de combustível em alguns dos aeroportos mais importantes do país e, agora, tem que pagar à vista para abastecer as aeronaves, segundo fontes ouvidas pela coluna Capital, do jornal O Globo.
Procurada pela publicação, a Gol afirmou, em um primeiro momento, que “continua seus esforços anunciados anteriormente para melhorar sua lucratividade e fortalecer seu balanço”. Posteriormente, a empresa acrescentou a seguinte declaração:
“A Gol informa que não tem problema com abastecimento de combustível e que não houve nenhuma mudança nas condições de pagamento”.
A coluna lembra que o combustível representa cerca de 40% dos custos de uma companhia aérea no Brasil. As distribuidoras ganham dinheiro oferecendo crédito para as empresas pagarem pelo consumo do querosene de aviação em 30, 60, 90 ou até 120 dias. As taxas complementam as margens de distribuição, acrescenta O Globo.
Qual a situação atual da Gol?
No último dia 14 de janeiro, a coluna Painel S.A, do jornal Folha de S. Paulo, informou que a companhia aérea estaria cogitando pedir recuperação judicial nos Estados Unidos em, no máximo, um mês. No dia seguinte, as ações chegaram a cair 10% no Ibovespa.
Segundo a publicação, pessoas que participam das conversas afirmam que aderir ao Capítulo 11 da lei norte-americana de falências é mais vantajoso do que pedir recuperação judicial no Brasil, acrescentando que lá, as regras são previsíveis.
No dia seguinte, questionada pelo Estadão/Broadcast sobre a possibilidade de pedir recuperação judicial no curto prazo, a Gol informou que discute com seus credores diversas opções “que tragam maior flexibilidade financeira, incluindo capital adicional para financiar as operações”.
A companhia aérea também pontuou que, conforme divulgado no dia 1º de dezembro de 2023, contratou a Seabury Capital para auxiliá-la em uma ampla revisão de sua estrutura de capital. A companhia diz que pretende captar recursos para cumprir com seus compromissos financeiros e, em conjunto com a Skyworks, continuar com as negociações em andamento com arrendadores de aeronaves, na busca de reestruturar de forma abrangente as obrigações de frota.
A aérea também esclareceu que continua “comprometida” na busca pela captação de recursos para o fortalecimento do caixa da Gol. Além disso, a companhia segue discutindo com seus stakeholders financeiros sobre uma “reestruturação consensual”, embora não existam ainda definições sobre como será essa implementação.
Desempenho das ações de Gol
Nesta terça-feira (23), as ações da Gol encerraram o pregão em alta de 0,88%, cotadas a R$ 6,88. No acumulado de 2024, os papéis caem 17,60%.
Cotação GOLL4