A GOL (GOLL4) e Azul (AZUL4) sangram na bolsa de valores nesta quarta-feira (26) após a divulgação do IPCA-15 na parte da manhã.
As ações da Azul amargam queda de 5% por volta das 16h. As ações da GOL afundam na mesma magnitude.
A GOLL4 já soma 88% de desvalorização no ano, considerando que pediu recuperação judicial em meados de janeiro.
Além da alta no dólar, o fato de o preço das passagens aéreas ter saltado dentro do IPCA-15 afeta negativamente as companhias.
O índice em si registrou alta de 0,39% em junho, após avançar 0,44% em maio.
“Na abertura do dado de hoje, destacamos surpresas baixistas em passagem aérea e condomínio. O item produtos farmacêuticos, por outro lado, veio acima das expectativas. Em relação aos núcleos, serviços subjacentes vieram em linha com nossa expectativa, enquanto industriais subjacentes vieram acima das expectativas puxados por higiene pessoal”, diz o economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita.
“O IPCA-15 de junho veio abaixo do esperado com destaque para passagem aérea. Apesar da desaceleração de serviços subjacentes na margem, serviços ligados a mão de obra seguem pressionados e sem apresentar melhora na margem”, completa.
No caso do câmbio, conforme levantamento do BTG Pactual, 80% do faturamento das aéreas é em Real ao passo que 50% dos custos do caixa são em dólares – o que explica uma performance negativa em cenário de dólar em alta.
Além disso, com esse movimento do câmbio há influência negativa em viagens internacionais, que se tornam mais caras, afetando a demanda.
Cotação das ações da GOL
As ações da GOL caem 5% hoje e 28% nos últimos 30 dias. Em uma janela maior, de 12 meses – como no gráfico abaixo – os papéis somam recuo de 89%.
Cotação GOLL4