Após passarem pelo período conturbado da pandemia, as companhias aéreas agora têm de lidar com dívidas feitas desde 2020, equacionando os compromissos com os credores e com as dificuldades da recuperação do setor. Nas últimas semanas, a Azul (AZUL4) renegocia suas dívidas, ao passo que a Gol (GOLL4) viu solução em uma injeção de capital.
As negociações ocorrem em meio a um ambiente de incertezas no setor aéreo, com o real desvalorizado e o preço do combustível de aviação em patamar elevado. Para analistas, as empresas como Azul e Gol estão em uma situação delicada, pois, diante da alta dos custos que têm enfrentado, precisam elevar ainda mais o preço das passagens para gerar caixa e pagar credores.
Se sobem as tarifas, porém, perdem clientes e ficam com voos insustentáveis do ponto de vista financeiro. Daí, a necessidade de renegociação.
“Durante a pandemia, as aéreas acumularam dívidas. Agora, as ações delas valem muito pouco comparado ao (período) antes da crise. Isso mostra preocupação em relação à capacidade das empresas de rolar essas dívidas”, diz o consultor André Castellini, sócio da Bain & Company e especialista no setor aéreo.
As ações GOLL4 e AZUL4 valem hoje pouco mais de 12% do registrado no pré-pandemia.
Gol mira títulos de dívida
No caso da Gol – que acumula R$ 26 bilhões em dívidas -, o anúncio feito no início de fevereiro de que a empresa receberia um aporte de US$ 1 bilhão foi insuficiente para as ações se valorizarem.
No mercado, os analistas reclamam que há poucas informações sobre a transação e que, até agora, não conseguiram conversar com a direção de relações com investidores da companhia.
Por enquanto, o que se tem de informação é que a Gol está trocando títulos de dívida que venciam entre 2024, 2025 e 2026 por papéis que vencem em 2028. Por outro lado, pagará juros mais altos.
Os títulos que serão substituídos tinham taxa de juros que variavam entre 3,75% e 8%. Os novos têm taxas de 18%.
A transação que mudará o perfil da dívida e elevará o dinheiro no caixa da empresa é complexa. Parte do investimento na aérea será feita em dinheiro – acionistas da Abra (holding criada para controlar as operações da Avianca e da Gol) vão colocar US$ 175 milhões na companhia e alguns detentores de títulos vão injetar mais US$ 243 milhões.
Outra parte do investimento virá da venda de títulos. A Abra comprará com desconto, do grupo de detentores de papéis que está fazendo o aporte, títulos emitidos pela Gol com valor nominal de US$ 680 milhões.
Os papéis serão devolvidos para a Gol, que irá cancelá-los.
Segundo um analista do mercado financeiro, na prática, a transação anunciada pela Gol é um modo de a Abra ajudar a empresa a rolar a dívida.
Apesar de o mercado reconhecer que a medida dá fôlego para a companhia aérea, um dos pontos que desagradaram aos investidores foi o fato de a estrutura da transição beneficiar os acionistas e detentores de títulos que estão fazendo a injeção de recursos – eles têm preferência no pagamento.
Azul tenta quitar aeronaves
A Azul ainda não conseguiu fechar a renegociação de seus débitos. A empresa tem R$ 22 bilhões em dívidas e precisa pagar, em 2023, R$ 3,8 bilhões a arrendadores de aviões e R$ 700 milhões a bancos, segundo pessoas a par da negociação.
Do total devido a arrendadores, R$ 3,2 bilhões são referentes ao aluguel anual das aeronaves e R$ 600 milhões ao valor postergado durante a pandemia.
No fim do ano passado, a companhia já havia sinalizado a intenção de levantar capital no mercado financeiro para aliviar sua situação.
A dificuldade para acessar o mercado, porém, levou a Azul a renegociar com arrendadores e bancos.
O acordo que vem sendo discutido envolve não apenas o pagamento do aluguel dos aviões deste ano, mas também o dos próximos. Há uma tentativa de reduzir o valor anual do arrendamento.
Na visão de um analista do mercado, o acordo da Azul com arrendadores deve sair em breve, mas os termos não serão tão favoráveis à aérea.
Cotação de GOLL4 e AZUL4
Conforme dados atualizados do Status Invest, as ações da Azul caem 30% no acumulado de 2023, estando cotadas a atuais R$ 7,13.
Já os papéis da Gol caem 19% no acumulado de 2023, para atuais R$ 5,53.
Com Estadão Conteúdo