A Gol (GOLL4) e a Avianca fecharam um acordo para criar a holding Grupo Abra, mirando ser “um grupo líder em transporte aéreo na América Latina”, segundo comunicado oficial. Além das duas companhias, o novo grupo também terá participação nas empresas Viva, da Colômbia, e Sky Airline, do Chile.
Tanto a Gol quando a Avianca manterão suas operações independentes, ou seja, a mudança não irá alterar a operacionalização das empresas na ‘ponta’, só tornará ambas controladas por um mesmo grupo e membros de um mesmo quadro societário.
“O Abra fornecerá uma plataforma para que as companhias aéreas reduzam ainda mais os custos, obtenham maiores economias de escala, continuem a operar uma frota de aeronaves de última geração e expandam suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade”, diz o comunicado.
Ainda de acordo com o documento, “o Grupo Abra será co-controlado pelos principais acionistas da Avianca e pelo acionista controlador da Gol, além de ser liderado por executivos com larga experiência em transporte aéreo, em atuação regional, longa trajetória de empreendedorismo e construção de marcas e um histórico comprovado de crescimento e transformações bem-sucedidas de companhias aéreas”.
O acordo foi assinado entre os principais acionistas da Avianca e o acionista controlador da Gol, que veem no Grupo Abra uma oportunidade de aumentar sinergias e manter uma participação de mercado (market share) maior.
Expansão na América Latina
“Avianca e Gol serão a base de uma malha pan-latinoamericana de companhias aéreas com o objetivo de ter o menor custo unitário em seus respectivos mercados, os programas de fidelidade líderes em suas regiões e outros negócios sinérgicos”, diz o fato relevante da Gol.
Ambas as empresas preveem benefícios com “maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador”, segundo comunicado.
A Avianca Group possui uma frota de mais de 110 aeronaves e é a companhia aérea líder na Colômbia, América Central e Equador, com operação de 130 rotas na América Latina.
Já a Gol Linhas Aéreas opera uma frota de 142 aeronaves e possui 33,6% de participação no mercado doméstico brasileiro, ainda atrás da Latam (35,1%). Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
“O fechamento da transação é esperado para ocorrer no segundo semestre de 2022, sujeito às condições habituais de fechamento e regulatórias”, destacou a Gol, em fato relevante divulgado ao mercado. Você pode ler o documento completo aqui.
Gol pode sair da bolsa
A mudança societária pode ocasionar em implicações diretas aos acionistas das ações GOLL4. Isso porque, o novo grupo terá capital fechado e investidores se comprometeram a injetar até US$ 350 milhões em ações.
Uma apuração feita pelo Estadão constatou que ainda não está definido se a Gol permanecerá como uma companhia listada na bolsa de valores brasileira. Segundo fontes envolvidas na negociação, a família Constantino – que é a controladora da empresa brasileira -, terá uma participação maior no novo grupo.
Na mesa de executivos, Roberto Kriete será o presidente do Grupo, pois, segundo o Abra, ele “transformou a Taca na principal companhia aérea da América Central, na década de 1980, e fez a fusão com a colombiana Avianca Airlines em 2009. Ele também fundou, em 2006, a Volaris, principal companhia aérea mexicana”.
Já Constantino de Oliveira Junior, da Gol, será o CEO do grupo, por ser o ‘pioneiro do low cost (baixo custo)’ na região. “Junto com as aquisições de VRG, em 2007, e Webjet, em 2011, ele conduziu seu crescimento para uma posição de liderança no mercado.”
Por sua vez, o atual presidente e CEO da Avianca, Adrian Neuhauser, será co-presidente do Grupo Abra. O executivo se juntará a Richard Lark, atual CFO da Gol, nessa função. Vale frisar que ambos os executivos serão co-presidentes do grupo enquanto ainda manterão suas funções nas respectivas companhias.